on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como adicionar um interruptor de puxar a uma lâmpada de teto

Atualizado em 18 junho, 2018

Se você costuma ler na cama antes de dormir e não quer ter que levantar para ligar e desligar uma lâmpada no teto, é fácil adicionar um interruptor de puxar à luminária. Para isso, terá que remover a luminária, fazer um furo em que possa enroscar um interruptor de puxar e passar os fios pretos pelo interruptor. Não precisará de muitas ferramentas, e deve levar menos de uma hora para completar o projeto.

Instruções

Você pode colocar um interruptor de puxar em sua lâmpada de teto (ceiling light view2 image by askthegeek from Fotolia.com)
  1. Desligue o disjuntor correspondente à lâmpada em questão.

    Loading...
  2. Remova a luminária do teto, tire os conectores dos fios e desenrosque-os.

  3. Desenrosque a lâmpada da luminária e remova seu soquete. Remova a parte superior do soquete, onde os fios entram, soltando um parafuso ou puxando a parte superior da peça para fora, dependendo do modelo.

  4. Determine onde o interruptor ficará no soquete e faça um furo grande o suficiente para que você possa passar a porca do interruptor. Passe a corrente pelo furo e prenda o interruptor no soquete usando a porca.

  5. Passe ambos os fios pretos do interruptor pelo furo. Recoloque a parte superior do soquete, encaixando-a ou aparafusando-a.

  6. Una um dos fios pretos do interruptor com o fio preto da luminária e o outro fio preto com o fio preto da fiação da casa. Una os fios brancos, para que fiquem como eram antes. Para unir os fios, torça-os no sentido horário e tampe todas as conexões. Faça o mesmo com os fios de aterramento, da mesma forma que estavam ligados anteriormente.

  7. Enrosque a luminária em seu lugar e religue a energia do interruptor.

Loading...

Dicas

  • Alguns soquetes de lâmpada podem não ter espaço para um interruptor de puxar. Se for o caso, você pode comprar um soquete apropriado, que se enrosca de forma bem simples no soquete antigo.

Aviso

  • Assegure-se de que a caixa elétrica está presa firmemente no teto, preferencialmente através de uma viga, e que consegue aguentar a força dos puxões na corrente.

O que você precisa

  • Interruptor de puxar
  • Chave de fenda
  • Furadeira
  • Broca de 9,5 mm
  • Alicate
  • Conector de enroscar para fios

Referências

Loading ...
Loading ...