Mais
×

Como usar os adjetivos corretos para destacar o meu currículo?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ao fazer descrições, escolher os adjetivos cuidadosamente ajuda a dar vida ao seu currículo da mesma maneira que transforma um poema ou um livro em obra de arte. Seu currículo pode não ser um clássico da literatura, mas deve ser agradável de ler. Usar adjetivos, advérbios e verbos de ação transmite as suas competências e conquistas com mais eficácia e ajuda a destacá-lo entre tantos outros.

Escolher cuidadosamente os adjetivos pode destacar seu currículo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Seleção

Menos é sempre mais no que se trata de usar palavras descritivas no seu currículo. Um adjetivo tem mais impacto do que dois, e o seu currículo será mais eficaz se você escrever qualidades que refletem honestamente suas competências e conquistas. Não faz sentido descrever-se como "metódico", por exemplo, se o seu talento está em analisar o plano geral e deixar outros verificarem os detalhes menores.

Descrever-se com adjetivos

Um currículo deve exibir as qualidades pessoais que o tornam um ótimo empregado em potencial, não somente suas habilidades. Adjetivos bem escolhidos causam um impacto imediato no leitor, pois demonstram o tipo de pessoa que você é em uma palavra simples. Descrever-se com as palavras "enérgico", "apaixonado", "determinado" e "comprometido" é muito mais forte do que utilizar uma longa frase.

Adjetivos e verbos de ação

Adjetivos combinam bem com verbos de ação, aperfeiçoando um currículo e fazendo com que ele se destaque no meio da multidão. "Aprimorar", "explorar", "melhorar" e "consolidar" são verbos que caem bem e ajudam você a escolher os adjetivos para descrever a si mesmo. Se, por exemplo, você se retratar como um "negociador comprometido", explique-se com uma frase em que há um verbo de ação. Você poderia escrever que "supervisionou" negociações entre representantes e gerentes que solucionaram com sucesso conflitos no ambiente de trabalho.

Adjetivos e advérbios

Adjetivos e advérbios descrevem lugares e coisas, porém, enquanto o primeiro descreve algo, o segundo modifica adjetivos e verbos. Por exemplo, se você disser que "aguardou pacientemente", adicionar um advérbio acrescenta significância ao verbo. Quando juntas, as palavras dão vida ao currículo e o tornam mais eficaz. Se for, por exemplo, descrever o seu passado trabalhando com atendimento ao cliente, pode escrever que "lidou prudentemente e efetivamente com as reclamações", o que oferece uma visão mais compreensível das suas qualidades pessoais e profissionais.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article