Como iniciar e administrar uma empresa de consultoria com sucesso

Escrito por rick suttle Google | Traduzido por mayara leal
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Como iniciar e administrar uma empresa de consultoria com sucesso
Os consultores podem trabalhar de casa em seus computadores (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Consultores trabalham em diversas áreas, tais como marketing, pesquisa de marketing, tecnologia da informação, auditoria, preparação de impostos, escrita, jardinagem e aconselhamento de carreira. A maioria das empresas de consultoria podem ser iniciadas com um investimento baixo, pois a base do negócio é principalmente o contato pessoal e um computador. O consultor ajuda as empresas a resolver problemas nas áreas de distribuição e análise competitiva, ou fornece um serviço necessário aos clientes. Você pode tomar medidas específicas para se tornar um consultor de sucesso.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Catálogo
  • Cartões de visita
  • Site
  • Cotação de preço
  • Computador
  • Impressora
  • Fax

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Instruções

  1. 1

    Escolha os tipos de serviços de consultoria que serão oferecidos e entre em contato com outros consultores para obter noções do valor a ser cobrado.

  2. 2

    Defina os preços para os vários serviços de consultoria. Divida-os em funções diferentes e então precifique cada função adequadamente. Defina uma taxa de consultoria por hora, por exemplo, então fixe preços diferentes para pesquisas, relatórios e outros produtos finais prestados aos clientes. Coloque os serviços e preços em seu catálogo.

  3. 3

    Escreva um plano de negócios que resuma o tipo de cliente que será seu alvo. Liste um setor específico em que focará, se você pretende se especializar em uma determinada área. Inclua as características dos clientes que deseja atrair, como as famílias que precisam de uma consulta de investimentos ou sobre impostos. Anote suas vendas do primeiro ano e as metas de lucro no plano de negócios. Liste também os métodos que serão utilizados para financiar o seu negócio.

  4. 4

    Contate a prefeitura municipal para determinar quais licenças de negócio são necessárias para a sua área em particular. É necessário registrar o nome da sua empresa no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

  5. 5

    Crie um site para a sua empresa. Contrate um web designer caso precise de ajuda para criar um site mais profissional, competindo com outras consultorias.

  6. 6

    Entre em contato com sócios ou agências com as quais trabalhou no passado e diga-lhes que você está no setor de consultoria. Ligue para empresas em sua área que possam utilizar seus serviços. Marque reuniões com pessoas que possam ter projetos disponíveis para sua consultoria. Deixe cópias de seus cartões de visita e folhetos.

  7. 7

    Anuncie na seção de negócios do seu jornal local e nas páginas amarelas. Coloque seu anúncio tanto em versões impressas quanto on-line. Promova o seu negócio de consultoria em publicações comerciais que seus clientes são mais propensos a ler, especialmente se o intuito é expandir seu negócio para outras cidades. Coloque anúncios online nos principais motores de busca como o Yahoo ou Google. Entre em organizações profissionais relacionadas com a sua profissão e se ofereça para falar em um dos encontros.

  8. 8

    Envie uma cotação ou proposta por escrito para cada cliente que tenha um projeto. Diga para cada um, ao conseguir o serviço, o prazo para cada etapa Organize sua agenda por tarefas específicas para que você finalize todas elas na hora certa.

  9. 9

    Contrate funcionários para lidar com o trabalho de escritório e as chamadas recebidas quando seu negócio crescer, aconselha o site Entrepreneur.com. Empregue funcionários para gerenciar projetos e manter os clientes informados sobre os seus status.

  10. 10

    Prepare seu imposto de renda, apresentando seus lucros e despesas para a Receita Federal.

Dicas & Advertências

  • Continue a anunciar o seu negócio regularmente. Inclua amostras de seu trabalho e depoimentos em seu web site. Os depoimentos são comentários positivos de clientes satisfeitos que possam impressionar as empresas que estão pensando em seus serviços de consultoria. Certifique-se de arquivar os depoimentos antes de usá-los.

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