Como adoçar vinho tinto

Escrito por marie modotti | Traduzido por karla marques vollkopf
Como adoçar vinho tinto
Muito quente para uma taça de vinho tinto? Peça um copo de sangria ou spritzer (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Apreciadores de vinho têm um paladar especial para vinhos tintos secos. Mas eles podem ser uma opção muito forte para o verão, e é por isso que muitos restaurantes e bares os incorporam a coquetéis adoçados. Sirva quaisquer dessas receitas para agradar seus convidados. Muitos coquetéis, incluindo a sangria e o spritzer, requem vinho adocicado. Você pode usar uma série de ingredientes para adoçá-lo, incluindo açúcar, mel, frutas e refrigerante de cola. O processo também é uma maneira interessante de usar um tipo de vinho mais barato que possua um sabor muito forte.

Quentão de vinho

O quentão lhe aquecerá durante os meses frios do inverno. Essa bebida requer um vinho tinto aquecido e adoçado. Em uma panela grande, adicione uma garrafa de vinho tinto seco. Coloque dois paus de canela, um punhado de bagas de zimbro, uma colher de sopa de bagas de pimenta-da-Jamaica, uma noz-moscada inteira e a casca da metade de uma laranja em um morim, amarre-o e adicione-o ao líquido. Acrescente uma xícara de açúcar bruto à panela. Ferva por seis minutos para incorporar os sabores. Adicione outra garrafa de vinho tinto e deixe ferver. Remova o saco de especiarias antes de servir.

Como adoçar vinho tinto
Sirva o quentão de vinho em canecas altas com bastões de canela (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Sangria

Sangria, uma bebida à base de vinho tinto gelado e adoçado, é um excelente coquetel para o verão. Essa receita utiliza açúcar simples ou partes iguais de açúcar dissolvido em água morna. Em uma jarra grande ou tigela, coloque duas garrafas de vinho tinto seco. Adicione uma xícara de conhaque, 1/2 xícara de triple sec, uma xícara de suco de laranja, uma xícara de suco de romã e 1/2 xícara de xarope simples resfriado. Mexa e adicione fatias de laranja, maçã, amoras e sementes de romã. Coloque na geladeira por pelo menos 12 horas para que a bebida absorva o açúcar e os sabores dos demais ingredientes. Sirva com gelo.

Como adoçar vinho tinto
A sangria precisa assentar por 12 horas para que seus sabores sejam incorporados (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Spritzer

Use bagas para adoçar sutilmente o vinho tinto seco. Preencha o fundo de uma garrafa vazia com amoras e framboesas. Despeje o vinho tinto seco sobre as frutas e deixe-o assentar por dez minutos. Despeje água com gás gelada sobre a mistura de vinho quando estiver pronto para servir.

Kalimotxo

As pessoas no País Basco bebem um coquetel de vinho tinto chamado kalimotxo. Essa bebida usa um refrigerante de cola comum para adoçar o vinho tinto seco. Use uma garrafa de um vinho mais barato para o preparo. Encha um copo de coquetel grande com cubos de gelo e preencha-o com partes iguais de vinho tinto e refrigerante. Sirva com um limão, para decorar.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível