Um adolescente pode conseguir a custódia dos irmãos?

Escrito por elizabeth (lisa)thompson | Traduzido por tais santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Um adolescente pode conseguir a custódia dos irmãos?
Um adolescente pode obter custódia de seus irmãos se for maior de idade (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Os tribunais em geral se preocupam com os melhores interesses da criança quando questões de custódia são consideradas. A maior parte dos juízes concedem aos pais biológicos o primeiro direito de escolha em casos de custódia. Os tribunais levam em conta todos os factores pertinentes, incluindo as circunstâncias relevantes para o bem-estar infantil. Especialmente quando o assunto for a saúde e a segurança da criança. Se os pais biológicos não podem cuidar de um filho, um irmão adolescente pode ser uma opção viável.

Outras pessoas estão lendo

União entre irmãos

Os tribunais vêem união entre irmãos favoravelmente na maioria dos casos. Mesmo que um dos pais precise conceder permissão para outro membro da família, como, por exemplo, um irmão adolescente, para cuidar de um membro mais jovem da família, existem alguns casos em que esta situação seria para o bem da criança. Ambos os pais podem ter falecido, um dos pais pode estar preso, outro parente pode estar muito doente ou viciado em drogas. Muitos estados americanos dão alta prioridade à proteção do relacionamento fraterno, considerando os desejos de todos os irmãos.

Considerações de idade

Os tribunais vão levar em consideração a idade do filho mais velho e serão mais suscetíveis a conceder o pedido, se ele é maior de idade, ou seja, se ele tiver 18 anos ou mais. No entanto, em alguns casos, um adolescente com menos de 18 anos pode ganhar a guarda de irmãos mais novos, especialmente se ele tiver sido emancipado legalmente e provar que pode cuidar deles financeiramente. As principais prioridades que os tribunais vão considerar para dar a custódia a um adolescente são um trabalho em tempo integral e uma residência estável.

Restrições

O adolescente poderá enfrentar desafios em uma batalha de custódia se ele tiver uma história grave de acusações criminais. Se ele tiver cometido abusos contra uma outra pessoa, principalmente um menor, ou tiver um registro de qualquer tipo de crimes sexuais, os tribunais vão provavelmente negar seu pedido de custódia. Os tribunais também consideram o uso do álcool e substâncias ilegais pelo adolescente. Eles vão pedir a opinião de todos os órgãos envolvidos, tais como serviços sociais, escolas, polícia e serviços de proteção infantil.

Exemplo de caso

A revista Jet fez uma reportagem sobre um adolescente,Tavon Johnson de 19 anos de idade, de Maryland, que ganhou a guarda de seu irmão de 13 anos de idade. Quando a mãe da criança ficou viciada em drogas e o pai do rapaz mais jovem foi preso, orfanatos ameaçaram separar os meninos. As crianças foram incentivadas a tentar conseguir custódia por um policial e um advogado jurídico que se interessou pelo caso. Eles eventualmente compareceram ao programa do apresentador americano "Montel Williams" para contar a sua comovente história.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível