Por que os adolescentes usam drogas

Escrito por contributing writer | Traduzido por carla yoshida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que os adolescentes usam drogas
Proibição do uso de drogas (marijuana leaf in a "no smoking" symbol on white background image by Nataliya Galkina from Fotolia.com)

O uso de drogas ilícitas por adolescentes é um dos mais sérios problemas que um país enfrenta neste novo milênio. Apesar da maconha ser a droga mais comum escolhida para uso entre os adolescentes, ela não possui os mesmos problemas que a heroína, a metanfetamina e a cocaína podem ter. Assim, para se lidar com o problema, nós temos que examinar as razões atrás dele.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Obviamente não há apenas uma razão que explique o motivo dos adolescentes usarem drogas.Mas há muitos traços em comum que os usuários de drogas compartilham. A simples curiosidade é uma delas. Adolescentes e crianças são naturalmente curiosos e tendem a ser mais aventureiros que os adultos. Quanto mais eles ouvem sobre os efeitos maravilhosos do uso de drogas, mais eles querem experimentar. Uma outra grande razão para o uso é a pressão social. Há certa ironia sobre este assunto, mas o que deve ser lembrado é que a pressão não se refere necessariamente por conta de um amigo ou um grupo de amigos que pressionam o colega a usar drogas. Isso pode ser não mais do que uma pressão passiva, por exemplo, a vontade de se encaixar e fazer o que todo mundo a sua volta esta fazendo.

História

Uma olhada sobre vida do adolescente no momento em que ele começou a usar drogas pode ser uma importante referência para determinar o que esteve atrás do uso. Estudos têm mostrado que muitos adolescentes viciados em drogas têm na sua história o abuso e/ou o abandono infantil. Essa dor cria uma necessidade na criança de preencher esse vazio com alguma coisa. As drogas podem - temporariamente - acabar com essa dor e colocar essa situação de lado. O abuso infantil é também umas das grandes razões atrás do abuso no uso do álcool. A postura dos pais sobre o uso de drogas também desempenha um importante papel. Se os pais são abertos sobre a questão do uso de drogas ( e "aberto" pode simplesmente significar não ser discreto sobre isso), isso pode certamente levar a criança a pensar que o uso de drogas é normal.

Considerações

Além das razões apresentadas acima, o uso de drogas pode ser uma parte da progressão natural. Isso é um fenômeno conhecido como a principal porta de entrada. Isso determina que as crianças de bebem precocemente e/ou fumam cigarros tenderão a usar maconha na adolescência. A maconha, igualmente, é muitas vezes citada como a porta de entrada para o uso de drogas mais pesadas. As razões para isso são muitas. Por um lado, a quebra da barreira do uso de álcool e cigarros introduz os adolescentes ao conceito de alterar suas mentes artificialmente. E a maconha quebra a barreira legal, fazendo com que a compra e o uso de drogas mais pesadas seja menos assustadora.

Teorias/especulações

Toda a culpa não pode cair somente sobre o adolescente que está usando a droga ilícita. Parte da culpa deve cair sobre todas as pessoas que têm travado a guerra contra o uso das drogas por anos. Doutores e defensores das crianças têm exagerado na exposição dos perigos das drogas como a maconha. Esse exagero, não têm dado muito efeito para evitar o uso, pois quando eles experimentam, eles percebem que eles foram enganados pelos "experts", e por isso não devem acreditar no que têm ouvido sobre as drogas mais pesadas como a heroína e a metanfetamina - apesar que os efeitos dessas drogas não serem exagerados. Por essa razão, é importante sempre sermos o mais honesto possível com os adolescentes sobre os perigos - e a falta dele - do uso de drogas.

Prevenção/solução

Um dos modos mais fáceis de manter os adolescentes longe das drogas é manter uma linha comunicação aberta e honesta. Isso não significa que você esteja trocando o seu papel pelo de um amigo, mas isso significa que você não está punindo sua criança por ela apresentar suas ideias e pensamentos para você, mesmo que você não concorde com elas. Adolescentes se rebelam facilmente contra autoridade opressiva (como os humanos são em geral). Quanto mais sólidas forem as razões que dá, melhores as chances de você manter os adolescentes longe das drogas. Como parte disso, faça todo o esforço para fazer do seu lar um lugar onde os amigos do seu adolescente são bem-vindos. Conheça-os e conheça seus pais. Finalmente, e talvez o mais importante, diga que sua casa é um lugar livre de drogas. Não use drogas, e você nunca terá que se perguntar se seu próprio uso permitiu que sua criança a usasse.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível