Mais
×

Como fazer um adorno de cabeça tipicamente egípcio

Atualizado em 17 abril, 2017

O adorno de cabeça "khat" é um dos adornos Egípcios mais simplista. Suas imagens e os restos foram encontrados na tumba de Tutancâmon. Seu formato é parecido com o do famoso adorno de cabeça usado pela esfinge, mas feito de pano com um cor sólida ao invés de listras. No centro da testa está uma cobra com sua cabeça para fora do tecido. Essa é uma representação da deusa Uadjit e é um indicador do alto status de quem o está usando. A parte de trás do adorno pode ser revestido com algodão para ajudar a dar-lhe a aparência encontrada nas esculturas.

Instruções

O adorno "khat" é similar aos adornos dos Faraós (egyptian slave image by jimcox40 from Fotolia.com)

    Como construir um adorno de cabeça "khat"

  1. Selecione um linho de cor sólida para usar na estrutura do adorno. O adorno de cabeça "khat" é feito com uma única peça de tecido, que é dobrada, amarrada e trançada. Para se certificar que você tem tecido suficiente, use uma peça que meça aproximadamente 1,2 m em cada lado.

  2. Desenhe o esboço de uma cabeça de cobra e seu pescoço em um pedaço de bloco de espuma. Essa imagem será tridimensional, então certifique-se que você incluiu a espessura da cobra no seu esboço. Deixe espaço suficiente na parte inferior traseira da cobra pra depois anexá-la ao seu adorno. Esculpa com uma faca artesanal.

  3. Coloque a cabeça da cobra em cima de um papel de jornal e pinte com spray de tinta dourada. O adorno de cabeça Egípcio "khat" original tinha uma cabeça de cobra feita realmente de ouro ou de outro metal precioso. Pinte várias camadas para que assim o bloco de espuma não apareça mais e a cobra fique com um aspecto brilhante. Deixe secar.

  4. Cole a cabeça em uma extremidade do tecido. Dobre o tecido ao meio para encontrar o ponto central e cole a cabeça de cobra aproximadamente a 1 cm do final do pano. Use cola quente e pressione firmemente para baixo para garantir que a cabeça cole fortemente no tecido.

    Como colocar o adorno de cabeça

  1. Coloque o pano na cabeça de quem o usará de modo que a cabeça de cobra descanse no meio de sua testa. Peça para a pessoa segurar e então coloque os dois cantos do pano para trás e amarre o tecido na nuca. Os outros dois cantos do tecido devem cair livremente por suas costas. O cabelo deve pender sobre a área atada como se a pessoa estivesse usando uma tiara.

  2. Pegue a parte do tecido que está caindo livremente e passe-a por baixo da parte amarrada. Não puxe o tecido vigorosamente, uma vez que ele precisa estar um pouco solto para que fique com o formato arredondado de um adorno de cabeça "khat" tradicional. Encha-o com tela de algodão se você quiser dar mais volume.

  3. Amarre as tiras suspensas do tecido em uma única trança. Amarre com uma fita.

O que você precisa

  • Linho de cor sólida
  • Lápis
  • Bloco de espuma
  • Faca artesanal
  • Spray de tinta dourada
  • Jornal
  • Cola quente
  • Tela de algodão
  • Fita
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article