Mais
×

Como adubar abacaxis

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os abacaxis são membros da família de plantas Bromeliaceae e desenvolvem uma folhagem espiculada e seu fruto real aparece no ápice central da coroa. São espécies tropicais, mas também podem crescer em zonas específicas com temperaturas temperadas. Como na maioria das plantas, o fertilizante é uma parte crítica para o sucesso de seu cultivo, pois, além da escolha de um produto com uma composição adequada, sua aplicação nos abacaxizeiros deve ser um pouco diferente das outras plantas.

Instruções

Aplique em abacaxis um fertilizante balanceado (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Encha uma jarra com cerca de 3,5 litros de água e um fertilizante líquido balanceado, com uma análise de nutrientes 10-10-10. Se o abacaxizeiro tiver entre um e três meses de idade, use 30 a 60 ml de fertilizante, mas se tiver quatro a seis meses, use 30 a 90 ml. Já em plantas de 12 a 16 meses, use 90 a 120 ml de fertilizante e naquelas com 16 a 24 meses, use 150 a 240 ml.

  2. Mexa bem, com uma colher, para misturar a solução de fertilizante na jarra.

  3. Olhe dentro do ápice central da planta para localizar a depressão em cálice e despeje dentro dela a mistura até enchê-la. Em seguida, despeje no solo o resto da solução de fertilizante, em torno da base da planta.

  4. Aplique novamente a solução de fertilizante a cada seis ou oito semanas, da primavera ao outono. Reduza a fertilização para apenas 30 ml ao mês durante os meses de outono e inverno.

Dicas

  • Depois que o abacaxizeiro completar seis meses de idade, aplique o fertilizante somente no solo e não na área central em forma de cálice, senão você danificará ou interromperá o desenvolvimento do fruto.

O que você precisa

  • Jarra
  • Fertilizantes para plantas 10-10-10 (dez partes de cada componente: nitrogênio, fósforo e potássio)
  • Colher
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article