O que um adulto pode esperar após uma adenoidectomia?

Escrito por contributing writer | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que um adulto pode esperar após uma adenoidectomia?
Descanse por uma semana em casa, para se recuperar de uma adenoidectomia (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Uma adenoidectomia é uma cirurgia ambulatorial feita para remover as adenoides em pessoas que têm problemas relacionados à respiração, ao ouvido e aos sinos. Ela é considerada uma rotina cirúrgica segura, com pequena ocorrência de sérios problemas pós-operatórios. A maioria das pessoas que teve uma adenoidectomia só precisa perder uma semana de trabalho enquanto se recupera.

Outras pessoas estão lendo

No hospital

Imediatamente após a cirurgia, o paciente é levado para uma sala de recuperação onde se espera que os efeitos da anestesia passem. Cada pessoa reage à anestesia geral de maneira diferente. Alguns são capazes de retornarem à normalidade relativamente rápido, sendo que outros são incomodados com um caso forte e persistente de náusea durante dias após a cirurgia. O médico geralmente pede que se beba algum tipo de líquido para ver se o paciente consegue se manter hidratado, sem vomitar. Além disso, ele também pode pedir que se mastigue chiclete antes que o indivíduo deixe o hospital, para que as glândulas salivares voltem a funcionar, mantendo a área da incisão hidratada.

Em casa

Aqueles que acabaram de passar por uma adenoidectomia terão uma dor de garganta severa, durante vários dias, acompanhada por muito inchaço. Um medicamento prescrito para a dor deve ser dado pelo médico, para ser usado durante os primeiros dias após a cirurgia. O paciente apenas será capaz de beber líquidos e comer alimentos sólidos na semana seguinte após a cirurgia, por causa do inchaço e para que não se irrite o local da incisão. Repouso extra será necessário para que a pessoa se recupere da anestesia e do trauma da cirurgia. Um pouco de sangramento ainda pode ocorrer no nariz, mas não em grandes quantidades. Indivíduos com resfriados e outras doenças devem ser evitados, devido à suscetibilidade a infecções que o paciente terá no período pós-cirúrgico, sendo que o médico poderá até mesmo prescrever um antibiótico preventivo durante a semana após o procedimento cirúrgico.

Alimentos e bebidas

Embora essa pareça ser uma boa oportunidade e desculpa para comer apenas sorvete, é importante manter um nível saudável de nutrição durante o período de recuperação, para que o corpo permaneça forte contra infecções. Bebidas esportivas contendo nutrientes e eletrólitos são boas para ingestão na semana após a cirurgia, para ajudar a manter o corpo hidratado e equilibrado. Sorvete será uma das coisas mais aliviantes para a garganta, porém ele só deve ser ingerido em combinação com outros alimentos nutritivos. Comidas duras e crocantes, como salgadinhos e pipoca, devem ser evitadas durante a primeira semana após o procedimento cirúrgico, já que elas irritam a incisão e não são confortáveis de engolir com o inchaço presente.

Complicações

Ligue para o médico imediatamente se houver mais do que uma quantidade normal de sangramento no nariz ou qualquer sangramento na garganta. Preste atenção em febres ou outros sintomas de infecção que possam precisar de atenção médica. Se dor severa ou vômitos persistirem após os primeiros dias de cirurgia, consulte um médico para tratamento.

Efeitos a longo prazo

Adenoidectomias são cirurgias relativamente simples, e não se deve ter efeitos a longo prazo provenientes do procedimento em si. O período de recuperação inicial geralmente é acompanhado por dor. Contudo, não se deve sentir nenhuma dor ou sensibilidade no local da incisão. Pacientes devem ser capazes de retornarem às atividades normais depois de semanas da cirurgia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível