Lazer e cultura

As vantagens e desvantagens das corporações multinacionais

Escrito por david karanja | Traduzido por luiz felipe ribeiro
As vantagens e desvantagens das corporações multinacionais

As multinacionais contribuem para a criação de empregos

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Corporações multinacionais são aquelas que têm operações em mais de um país. Geralmente, são grandes empresas que estabelecem filiais em outros países para conquistar mais mercado, seja porque o local já está esgotado, seja para aproveitar o potencial de mercados emergentes que possuem menos ou nenhuma concorrência. Apesar de as multinacionais serem os símbolos do sucesso empresarial, elas possuem várias desvantagens.

Outras pessoas estão lendo

Elevando os padrões

As corporações multinacionais geram concorrência nos mercados externos em que elas se inserem. Elas produzem bens e serviços dentro dos melhores padrões de qualidade possíveis. Uma vez que os consumidores estão dispostos a gastar seu dinheiro apenas com os melhores produtos, as empresas locais são forçadas a melhorarem sua qualidade. Essa competição acaba beneficiando os consumidores, que têm o seu dinheiro valorizado.

Criação de empregos

As multinacionais têm um papel muito importante na criação de empregos nos países estrangeiros onde elas se instalam. Devido à grande quantidade do seu volume de operações, elas empregam muitos trabalhadores locais. Elas também levam alguns deles para trabalhar em suas sedes, dando oportunidade para ganhar experiência profissional internacional, o que é especialmente importante em países em desenvolvimento, onde a taxa de desemprego é alta.

Destruição de indústrias locais

As multinacionais, geralmente, têm mais dinheiro, em termos de possibilidade de capitalização, do que empresas locais. Elas têm maior possibilidade de financiar suas operações por um longo tempo, mesmo sem conseguir lucrar. Assim que tiverem conquistado a fidelidade do consumidor à sua marca, vão começar a ter ganhos que as sustentem dali para frente. Significa que elas podem deliberadamente definir preços muito baixos, para tomar a fatia de mercado que pertencia às companhias que já estavam lá. Isso pode levar as empresas locais a fecharem suas portas, por não terem condições de competir com esses preços tão reduzidos.

Fluxo de capital

Cada país possui diferentes leis a respeito da movimentação de dinheiro de empresas estrangeiras que operam em sua jurisdição. Alguns determinaram certos limites sobre a quantidade de dinheiro que pode ser repatriado pelas empresas. Apesar das diferentes leis, o dinheiro gerado como lucro pelas multinacionais acaba sendo repatriado ao país onde se localiza a sede da companhia. Isso resulta em saídas de capital que acabam por causar danos à economia do país anfitrião a longo prazo.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media