Como advertir verbalmente um funcionário

Escrito por ehow contributor | Traduzido por jose airton almeida neto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como advertir verbalmente um funcionário
As advertências verbais devem ser feitas de forma privada e, se possível, com um outro supervisor como testemunha (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Como supervisor ou gerente, você deve esta pronto para marcar reuniões com os funcionários, sejam elas de teor positivo ou negativo. Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para lidar com as questões de menor importância com os empregados é conduzir uma reunião de advertência com eles. A advertência verbal mostra ao funcionário que algumas condutas devem ser mudadas, mas sem ameaças de demissão. O melhor jeito é agir da forma mais positiva e encorajadora, dando ao seu funcionário a chance de corrigir os erros que podem prejudicá-lo.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Duas cópias de um formulário de advertência (peça ao seu gerente ou ao departamento de RH para fornecer os papéis necessários)
  • Lápis
  • Bloco de anotações
  • Anotações relacionadas ao funcionário, como ponto de trabalho ou observações arquivadas
  • Alguma evidência que dê validade à advertência

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Certifique-se de conferir se toda a papelada do RH está em ordem. Todos os formulários devem estar preenchidos com as informações certas e documentadas corretamente nos arquivos do funcionário.

  2. 2

    É bom não deixar que os demais funcionários saibam que você precisa de uma reunião a sós com um funcionário. Ligue ou envie um e-mail ao funcionário para marcar uma reunião em um horário conveniente para ele e para a empresa, sem ser em um horário de pico ou durante a hora do rush pela manhã, nem durante o horário de almoço ou pausa do funcionário. O melhor horário para se reunir com o funcionário é o mais tarde possível, no fim do expediente, ou próximo do horário de pausa. Isso dará ao funcionário um tempo para pensar e desenvolver um plano para resolver os problemas.

  3. 3

    Leve todos os itens da lista "O que você precisa" com você para a reunião (ou deixe na sua mesa do escritório). Reserve alguns minutos antes para organizar os pensamentos e conduzir corretamente a reunião.

  4. 4

    Comece a reunião perguntando ao empregado como ele está, assim ele saberá que você se importa com ele.

  5. 5

    Se o funcionário tiver qualidades, mencione-as primeiramente. Os funcionários querem ouvir elogios sobre suas atitudes, mesmo que você tenha que dizer que estão cometendo erros ou agindo incorretamente.

  6. 6

    Permita que o funcionário saiba que, embora o mesmo esteja indo bem em alguns aspectos, está indo mal em outros. Disponibilize uma cópia da advertência para ele, explicando o motivo disto, a duração da advertência e as consequências do não cumprimento das normas da empresa.

  7. 7

    Responda da forma mais honesta e paciente possível a quaisquer questões que o funcionário fizer.

  8. 8

    Ao terminar a conversa, elogie o seu funcionário. Esta é a melhor maneira de compensar uma mensagem pouco feliz. Dizer a verdade tem o seu lado positivo e negativo, então é preciso encontrar um meio termo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível