Mais
×

O que fazer quando o aerógrafo não pulverizar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um aerógrafo de sifão usa a pressão do ar para tirar a tinta de um frasco, assim como você faz quando aspira um líquido de um recipiente com um canudo. Estes aerógrafos são muitas vezes utilizados para cobrir grandes áreas rapidamente, e por amadores que estão experimentando com um aerógrafo barato. Se o seu aerógrafo não está puxando a tinta do frasco, há várias coisas que você pode fazer para resolver o problema.

Um aerógrafo de sifão retira a tinta de um recipiente conectado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Dilua a tinta

Se você estiver trabalhando com uma tinta que não é projetada para aerografia, ela pode ser muito grossa para ser sugada pelo tubo de sucção e lançada no spray. Você pode resolver este problema diluindo a tinta. É importante usar o diluente adequado para o tipo de tinta que você está utilizando. Tintas à base de água devem ser diluídas com água destilada, enquanto que as tintas à base de álcool devem ser diluídas com álcool. Se sua pintura for a óleo ou à base de silicone, use um diluente com uma base semelhante. Adicionar o diluente errado pode levar algumas tintas a coalhar.

Inspecione o aerógrafo

Retire o frasco de tinta e passe um limpador de cachimbo através do tubo do sifão. Isso vai desalojar qualquer tinta seca que pode estar impedindo a tinta fresca de passar. Você também pode remover a ponta do seu aerógrafo e passar um limpador de cachimbo pela entrada da tinta e na saída do aerógrafo, servindo ao mesmo propósito. Remonte o aerógrafo e pulverize um pouco de ar sem conectar a tinta para se certificar de que o problema não está em algum lugar que não seja a tinta.

Aumente a pressão do ar

Com o frasco de tinta reconectado, gradualmente aumente a pressão do ar no compressor, aumente 5 psi por vez. Mantenha o gatilho da aerógrafo pressionado enquanto faz isso, apontando o aerógrafo em um pedaço de papel. À medida que a pressão aumenta, você deve começar a ver tinta sobre o papel. Algumas tintas simplesmente exigem uma pressão maior para movimentá-las, em comparação com outras. Pare de aumentar a pressão quando você ver um monte de partículas que saltam do papel, criando uma névoa no ar.

Mude a tinta

Algumas tintas simplesmente não são projetadas para a aerografia. Você pode diluí-las e aumentar a pressão do ar como quiser, mas elas teimosamente se recusarão a pulverizar. Desmonte e limpe o seu aerógrafo para remover a tinta residual, e tente uma marca diferente. Existem muitas marcas de tinta que são projetadas especificamente para a aerografia, com pigmentos intensos para compensar a espessura da tinta.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article