Mais
×

Como afastar abelhas de bebedouros de beija-flor

Beija-flores adoram a água adocicada em seus bebedouros, mas essa mistura muitas vezes atrai abelhas ou vespas. Muitas vespas ao redor do bebedouro impedirão que o beija-flor aproveite o néctar. Se notar que abelhas e vespas estão invadindo o bebedouro, você deve detê-las o mais rápido possível, antes elas atraiam mais insetos e não deixem os beija-flores retornarem.

Instruções

Mantenha abelhas longe do bebedouro de beija-flores sem usar inseticidas agressivos (Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images)
  1. Limpe o bebedouro dos beija-flores semanalmente. Uma vez que a água açucarada fermenta, ela ficará viscosa, o que irá atrair abelhas. A mistura deve ser trocada toda semana durante períodos de clima quente e o bebedouro deve ser higienizado (colocar na máquina de lavar louça basta). No tempo entre essas limpezas maiores, limpe o bebedouro com um pano ou toalhas de papel úmidos para remover qualquer resíduo de açúcar cristalizado. Além de atrair abelhas e vespas, bebedouros sujos podem espalhar doenças entre os beija-flores.

  2. Pendure o bebedouro na sombra. Abelhas e vespas preferem a luz do sol, então haverá menor probabilidade de invadirem o bebedouro.

  3. Escolha um bebedouro com proteção contra escorrimentos para que as abelhas tenham mais dificuldade de encontrar a solução doce. Se a água pingar ou escorrer, as abelhas o encontrarão mais rápido.

  4. Use água limpa e nunca utilize néctar com aditivos ou corantes ou que seja diluído além das instruções do pacote. Se for fazer seu próprio néctar, leve quatro partes de água à fervura e adicione uma parte de açúcar. Resfrie a mistura antes de colocá-la no bebedouro. Sobras podem ser guardadas na geladeira por alguns dias. Beija-flores precisam de muita energia para abastecer seus metabolismos super-rápidos e um alimento diluído pode prejudicar mais do que ajudar.

Aviso

  • Evite borrifar inseticidas em torno ou no próprio bebedouro, pois eles podem matar os beija-flores.
  • Evite limpar os bebedouros com sabão ou detergente de louças.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article