O que pode afastar um gavião de outras aves que estão se alimentando

Escrito por samantha volz | Traduzido por weber figueiredo
O que pode afastar um gavião de outras aves que estão se alimentando
Os gaviões atacam as aves distraídas que estão se alimentando (NA/Photos.com/Getty Images)

Colocar um comedouro para pássaros em um quintal atrai uma variedade de animais pequenos, além das próprias aves — eles vêm atrás das sementes que os pássaros deixam cair. Infelizmente, uma concentração desses animais pode atrair visitantes indesejados, como os gaviões, que se alimentam de pequenas presas. Contudo, é possível espantar esses predadores para que não cheguem perto do comedouro.

Intimidações visuais

Pendurar artefatos de intimidação visualmente assustadores em áreas que atraem os gaviões pode manter a segurança dos pássaros no comedouro. Por exemplo, pendurar pratos laminados em árvores altas perto de casa pode ser efetivo. O laminado reflete a luz solar, criando a ilusão de um movimento de algo que o gavião não conseguirá identificar e terá medo. Pequenos espantalhos ou balões têm um efeito similar. Os pássaros que detectá-los também poderão sentir medo, mas eles geralmente se aproximam por baixo, saindo de arbustos e árvores menores, enquanto os gaviões, atacam por cima. Por esse motivo, as intimidações visuais são menos prováveis de assustar os pássaros menores.

Intimidações sonoras

Assustar por meio de áudio é um meio mais drástico e só deve ser utilizado se necessário. Essa técnica de intimidação é eficaz quando se pode avistar o gavião e confirmar que ele está observando as aves perto do comedouro. Praticamente qualquer barulho pode afugentá-lo, então, se estiver perto o suficiente, um bater de palmas, gritar ou bater garrafas vazias uma na outra pode dar certo. Possivelmente será preciso fazer isso várias vezes até o gavião ir embora, o que poderá assustar algumas aves desejadas, pelo menos temporariamente.

Caneta laser

A caneta laser é eficaz para assustar os gaviões, especialmente, à noite ou ao entardecer. Aponte o laser alguns metros a frente do gavião na árvore e lentamente mova-o até ele, balançando para garantir que chamará a atenção. Quando o gavião não puder definir o que é aquilo, que continua a se aproximar, ele perceberá a ameaça e voará para longe.

Prevenção

Lembre-se de que é ilegal capturar ou caçar animais silvestres. No entanto, existem medidas preventivas para manter as aves em segurança enquanto estão no comedouro. Posicione-o ao lado de moitas ou arbustos altos, onde pequenos pássaros possam detectar a presença de um gavião nas proximidades. Alguns comedouros vêm em gaiolas com buracos grandes o suficiente para pequenos pássaros e pequenas para gaviões. Por último, retirando-se o comedouro durante uma semana a dez dias fará com que o predador pense que as pequenas aves foram embora e, consequentemente, ele irá procurar uma área diferente para caçar. Recoloque o comedouro após o desaparecimento do predador.