Onde aferir o pulso de crianças durante uma RCP

Escrito por richard huff | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Onde aferir o pulso de crianças durante uma RCP
É fundamental verificar o pulso da criança quando for fazer a RCP (Pixland/Pixland/Getty Images)

A RCP (ressuscitação cardiopulmonar) é um recuro de valor inestimável que pode ser usada por qualquer um para aumentar as chances de sobrevivência a um ataque cardíaco. Ela pode ser usada em crianças e adultos, mas existem algumas diferenças, e uma delas é onde medir o pulso.

Fatos

A American Heart Association estima que 350.000 pessoas sofrem paradas cardíacas a cada ano, sendo que 166.000 dessas falecem. A RCP feita no momento da crise aumenta muito a chance de sobrevivência. Em crianças, os motivos para tais paradas são diferentes. Elas podem ocorrer, por exemplo, devido à falta de oxigênio, como quando a criança engasga com algo, segundo a Mayo Clinic.

Função

A RCP é usada quando a pessoa para de respirar e tem uma parada cardíaca, o que significa que o coração parou e que ela não tem pulso. Quando feita por pessoas que estiverem próximas no momento da crise, o objetivo da RCP é fornecer oxigenação e fluxo sanguíneo até que uma ajuda especializada chegue. No caso de crianças, a pessoa que prestar esse socorro deve primeiro abrir a boca dessa e soprar duas vezes. Em seguida, imagine uma linha conectando os mamilos. Coloque dois dedos um pouco abaixo dessa linha e pressione aproximadamente 1 cm. Após 30 compressões, repita os dois sopros, voltando às compressões.

Tipos

De acordo com a American Heart Association, as pessoas não costumam verificar o pulso porque não conseguem encontrá-lo com sucesso. Contudo, para aqueles que se sentirem confortáveis - e para profissionais treinados -, a melhor maneira de encontrar o pulso da criança é apalpando a artéria braquial, que fica entre os dois músculos da parte interna do braço, de acordo com o Antelope Valley Hospital. Costuma-se preferir essa artéria em crianças porque ela é mais fácil de ser encontrada. As braçadeiras para medição de pressão costumam ficar muito grandes em crianças. Ao fazer a RCP em adultos, o pulso é verificado através da artéria carótida, no pescoço.

Cronologia

A American Red Cross recomenda que o pulso seja medido por no mínimo cinco segundos e no máximo 10. Uma pesquisa conduzida por esse instituto mostra que a maioria dos socorristas não detecta a presença ou ausência de pulso rapidamente, contudo, demorar para iniciar a RCP pode ser perigoso.

Considerações

A RCP em crianças costuma ser parte da maioria dos programas de treinamento. As repetições são as mesmas, contudo, o posicionamento das mãos e os locais onde o pulso é sentido são diferentes. Jovens pais, babás e até mesmo aqueles que trabalham em locais com crianças devem procurar cursos de RCP.

Vantagens

As estatísticas indicam que a grande maioria das pessoas que sofrem paradas cardíacas morre antes de chegar ao hospital. Por isso, pais e cuidadores devem aprender as técnicas de RCP e iniciá-las o quanto antes para aumentar as chances de sobrevivência.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível