O que afeta a intensidade de um sinal sem fio?

Escrito por erik devaney | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que afeta a intensidade de um sinal sem fio?
Um dispositivo Bluetooth utiliza sinais sem fios para criar uma rede área pessoal, ou PAN (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A intensidade de um sinal sem fio refere-se à intensidade da frequência de rádio, que um receptor sem fio é capaz de captar. Um sinal fraco pode causar problemas de conectividade e desempenho nos dispositivos sem fio. Por exemplo, os sinais fracos podem cortar a transmissão de voz em conversa de telefone, ou provocar quedas de conexão de internet em computadores portáteis. Vários fatores influenciam a força de um sinal sem fio, mas, infelizmente, muitos desses fatores estão fora do controle do usuário.

Outras pessoas estão lendo

Interferência

Todas as redes sem fio, como redes de celulares e redes locais sem fio (WLANs), dependem de estações de radiodifusão que transmitem os sinais. Estas estações, que incluem grandes antenas de telefonia celular, bem como pequenos roteadores de internet, transmitem os sinais em frequências de rádio específicas. Infelizmente, para os usuários de dispositivos sem fio, várias outras máquinas podem emitir sinais nas mesmas frequências das estações de radiodifusão sem fio, fazendo com que os sinais não fluam com facilidade. Quando essas interrupções ocorrem, o fenômeno é conhecido como interferência. Forno de microondas, babás eletrônicas e abridores de portas de garagem são aparelhos que podem causar essas interferências.

Obstruções

Os sinais sem fio viajam mais rápido através de espaços abertos. Então, se há muitos ou grandes obstáculos entre transmissores e receptores, a força do sinal é afetada. Para as WLANs, as obstruções comuns são paredes, pisos, móveis e aparelhos. Para as redes de telefonia celular, os obstáculos incluem prédios e árvores. Em todos os casos, as obstruções metálicas tendem a ter maior impacto sobre a força do sinal sem fio.

Local

Mesmo quando há poucos obstáculos entre um transmissor e um receptor sem fio, a distância total entre eles também afeta a intensidade do sinal. Os sinais não conseguem viajar indefinidamente, uma vez que se dispersam e são absorvidos pelo ambiente circundante. Em uma WLAN, um roteador sem fio posicionado numa extremidade de um edifício pode não ser capaz de se comunicar com um dispositivo na sua extremidade oposta. Mesmo que as redes de telefonia celular forneçam sinais que viajem mais longe, os aparelhos celulares ainda podem perder a recepção quando estiverem muito longe das torres de transmissão. Muitos devem ter percebido isso ao viajarem para áreas distantes, perdendo o sinal.

Hardware (componentes físicos)

Em alguns casos a baixa intensidade de sinal é resultado de um hardware inadequado ou defeituoso. Por exemplo, se um computador portátil tem uma placa de rede sem fio desatualizada ou danificada, poderá ter dificuldade para receber o sinal. Por outro lado, se um roteador tem uma antena danificada ou mal projetado, ele talvez não seja capaz de fornecer um sinal tão forte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível