O que afeta o teste de TSH?

Escrito por cl hendricks | Traduzido por josciel sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que afeta o teste de TSH?
O TSH estimula a produção de hormônios pela glândula tireoide (Duncan Smith/Stockbyte/Getty Images)

O teste de TSH é um exame laboratorial comum usado por médicos para verificar os níveis do hormônio tireoestimulante na corrente sanguínea. Os resultados desse teste são um componente importante para um diagnóstico compreensivo das condições tireoidianas. Eles podem, no entanto, ser influenciados por alguns medicamentos, situações estressantes ou outras doenças. Ao ser conscientes dessas influências, os pacientes podem se preparar melhor para o teste do TSH e ajudar os médicos a garantir que os resultados do teste sejam precisos.

Outras pessoas estão lendo

Visão geral

A glândula pituitária produz um hormônio especial chamado de hormônio tireoestimulante. Como o nome já diz, esse hormônio tem a função de estimular a tireoide para produzir seus hormônios específicos: tiroxina (T4) e triiodotironina (T3).

Esses hormônios funcionam em conjunto para realizar a função da tireoide, que é manter um nível saudável de equilíbrio por todo o corpo. A glândula tireoide afeta muitos dos processos corporais como o metabolismo, a circulação e a saúde cardiovascular.

Teste de TSH

Como um ferramenta diagnóstica, o teste de TSH é usado para procurar por evidências de uma tireoide pouco ativa (hipotireoidismo) ou uma tireoide hiperativa (hipertireoidismo). O teste também é usado como uma forma de monitorar como o corpo está respondendo aos medicamentos dados para tratamento da tireoide ou como um acompanhamento após a radioterapia ou cirurgia. Os recém-nascidos com suspeita de hipotireoidismo geralmente fazem um teste de TSH para confirmar esse diagnóstico.

Medicamentos

Vários medicamentos podem afetar os resultados de um teste de TSH. Os corticosteroides são medicamentos muito similares aos hormônios naturais e podem provocar resultados incorretos do teste de TSH. Os nomes comerciais incluem Cortisone, Deltasone e Celestone. Os medicamentos antipsicóticos como o lítio também influenciam os resultados do TSH. Os nomes comerciais incluem Lithobid, Eskalith e Lithotabs. A heparina, uma droga usada como um anticoagulante, também pode criar resultados incorretos do teste.

Testes ou tratamentos

Testes diagnósticos ou tratamentos, como os raios-X que incluem um contraste de iodo, influenciam os testes de TSH. O iodo interage com a tireoide e afeta sua capacidade de produzir os hormônios T4 e T3. A introdução de iodo extra no corpo pode causar resultados inválidos do teste de TSH. Adicionalmente, os testes diagnósticos que usam substâncias radioativas afetarão um teste de TSH. Certifique-se de que seu médico esteja ciente de tais testes ou tratamentos recebidos recentemente.

Psicológico e doenças

O sistema imune é sensível ao estresse emocional e físico. O estresse emocional severo, especialmente a longo prazo, coloca demandas extras no sistema endócrino e pode alterar a liberação normal dos hormônios corporais. Fatores como falta de sono apropriado, nutrição deficiente e doeças crônicas de longo prazo também afetam os níveis hormonais e influenciam os resultados do teste de TSH.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível