Como afiar os dentes de uma motoserra Stihl

Escrito por rich finzer | Traduzido por luiz henrique amaral alves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como afiar os dentes de uma motoserra Stihl
Manter sua motosserra afiada é garantia de trabalho rápido e seguro (the part of chain saw with sharp tooth image by Valentin Mosichev from Fotolia.com)

Desde que foram desenvolvidas em 1930, as motosserras se tornaram populares dentro de casa. A Stihl é uma das marcas mais conhecidas. Seu inventor foi Andreas Stihl, que também foi o inventor dessas ferramentas. Ainda assim, uma motosserra de qualidade como as feitas por esta empresa precisa ter seus dentes afiados de vez em quando para que a ferramenta mantenha seu corte eficiente e seguro. Existem três maneiras para afiar os dentes da corrente de uma motosserra Stihl. Todas elas requerem alguma dose de treino para serem dominadas.

Outras pessoas estão lendo

Limagem manual

Os dentes na corrente de uma motosserra podem ser afiados usando uma lima de mão apropriada. Antes de fazer isso, limpe-os com um pano para remover qualquer sujeira, serragem ou resíduos de óleo da corrente. Após isso, use a lima para afiar um dente após o outro. Os elos da corrente com os cortadores possuem angulações diferentes. Verifique em seu manual do proprietário antes de comprar a lima. A Oregon Company as fabrica com diversos tipos de ângulo, sejam modelos arredondados ou planos.

Guias para afiamento ou gabaritos.

Outro método para afiar consiste em utilizar uma guia de amolar montada na espada (ou barra). Ela é colocada na espada da motosserra e é equipada com uma canaleta de afiar. A corrente é puxada por essa canaleta e cada elo de corte é afiado sucessivamente. Uma guia de afiamento mantém os elos adequadamente posicionados e assegura que cada um deles será afiado de maneira correta. Novamente, assegure-se de que tenha limpado a corrente antes de afiá-la. Além dos seus outros produtos, a Oregon também fabrica essas guias para afiamento. Outra marca popular é a Granberg, com seu afiador montado em barra.

Afiadores elétricos

Para alcançar os melhores resultados ao afiar sua motosserra Stihl, você poderá desejar um afiador elétrico para montar em bancada. Este aparelho usa discos afiadores de cerâmica e podem afiar os dentes da corrente de maneira extremamente precisa. Várias empresas que afiam serras usam este tipo de equipamento. Se você costuma cortar grandes quantidades de madeira com sua serra e precisa afiá-la frequentemente, o afiador elétrico pode ser uma boa aquisição. Mas há alguns inconvenientes em sua utilização: A corrente com os cortadores precisa ser removida da motosserra para que você possa afiá-la; é impossível levar o afiador com você enquanto se está cortando as árvores. Você pode solucionar isso levando um afiador manual ou uma corrente de reserva.

Consideraçoes acerca da segurança

Independentemente de qual ferramenta de afiar que você utilize, assegure-se de utilizar luvas de proteção bem grossas. As correntes afiadas podem te cortar facilmente se você não for cauteloso. Se estiver usando um afiador elétrico, sempre utilize óculos de segurança.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível