×
Loading ...

Como afiar uma faca sem uma pedra de afiar

Para realmente afiar uma faca, é preciso ter uma pedra de afiar ou algum tipo de brunidor elétrico. Você pode, entretanto, fazer um afiador de facas sem essas ferramentas. A diferença entre afiar e deixar uma faca mais afiada é a mesma diferença entre afiar e amolar. Afiar uma faca envolve brunir um pouco do metal, para criar uma forma em v mais cortante. Amolar, por outro lado, empurra o fio da faca de volta para o alinhamento; não remove nenhum metal e não cria um novo gume afiado, mas restaura o fio antigo para a sua agudeza original ao endireitá-lo. É possível afiar uma faca utilizando nada além de uma caneca.

Instruções

Afiar uma faca com uma caneca é igual a afiar com uma chaira (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Coloque a caneca de cabeça para baixo sobre uma superfície estável. Verifique-a para se certificar de que ela não tenha as bordas esmaltadas. Procure pelo anel áspero e sem acabamento que corre ao longo do lado externo da parte de baixo da caneca. Essa é a área que você utilizará.

    Loading...
  2. Segure a faca pelo cabo e coloque-a contra a parte de baixo da caneca. O ângulo utilizado depende do ângulo em que a faca está afiada. Existem facas afiadas entre 45 e 20 graus. Os fios com ângulo de 45 graus são mais duráveis; os fios com ângulo de 20 graus são mais afiados. Se não souber em qual ângulo a sua faca está afiada, utilize um ângulo de 30 graus. Para encontrar o ângulo de 30 graus, segure a faca perpendicular à superfície da caneca; esse é o ângulo de 90 graus. Divida esse ângulo no meio; esse é o ângulo de 45 graus. Divida-o novamente para atingir o ângulo de 22,5 graus. O grau desejado está entre 22,5 e 45 graus. Ajuste-o até encontrar um ângulo com o qual fique satisfeito. Depois, perceba como você sente o ângulo na sua mão. Você precisará voltar para esse ângulo diversas vezes com segurança.

  3. Coloque o calcanhar da faca sobre a caneca, com a lâmina segura no ângulo correto. O calcanhar da faca é a parte do fio mais próxima ao cabo. Puxe a faca em um movimento suave na sua direção. Corra o fio da faca, do calcanhar até a ponta, ao longo da parte de baixo da caneca. Sempre mantenha o mesmo ângulo da lâmina em relação à caneca. Utilize uma leve pressão, o suficiente para manter a faca firme contra a caneca, mas não o bastante para que você tenha que se esforçar ou se afligir para controlar a lâmina. Gire a faca e faça o mesmo com o outro lado da lâmina.

  4. Amole os dois lados do fio uniformemente. Algumas pessoas alternam os lados, outras fazem quatro vezes de um lado, seguidas de mais quatro vezes do outro lado; depois, duas vezes do lado anterior e mais duas vezes do outro lado, para então alternar os lados a cada vez. De qualquer modo, é preciso contar para garantir que cada lado receba a mesma quantidade de vezes, senão você afiará a faca em um ângulo torto.

  5. Teste a faca em um papel. Uma lâmina afiada o cortará facilmente.

Loading...

Dicas

  • Michael Cantrell, da Backwoods Home Magazine, diz que é realmente possível afiar uma faca com uma caneca, não apenas amolá-la. De acordo com ele, é preciso um pouco de paciência para afiar as facas finas; já as facas mais espessas, como cutelos e facas de caça, não se submetem muito bem a esse método. Se você nunca afiou uma faca antes, tente primeiro amolá-la. Se já afiou facas usando uma pedra de afiar, poderá tentar o método da caneca. Esteja ciente de que afiar é mais difícil do que amolar e de que você pode estragar de verdade o fio de uma faca ao tentar afiá-la, se não souber direito o que está fazendo.

Aviso

  • Esse método funciona de modo confiável apenas com facas de aço inox. Se você tem uma faca de aço carbono ou de outro aço rápido, utilize uma chaira recomendada pelo fabricante.

O que você precisa

  • Caneca
  • Faca de aço inox

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...