Mais
×

Como afiar ferramentas de corte

Atualizado em 17 abril, 2017

Nada é mais frustrante do que tentar usar uma faca na cozinha e ela estar cega demais para realizar o serviço eficientemente. Por sorte, se tiver algumas simples ferramentas e souber como usá-las, você pode afiar sua faca e deixá-la como nova, como se tivesse comprado outra.

Instruções

Seja extremamente cuidadoso ao afiar ferramentas de corte (sharpening of a knife image by Aleksandr Lobanov from Fotolia.com)
  1. Limpe a lâmina da faca para se livrar de poeira ou ferrugem encrustadas. Se os detritos não saírem facilmente, use água e sabão e esfregue-a levemente; use uma esponja de aço para remover os demais detritos. Proteja as mãos e os dedos, enquanto faz isso, para não se cortar.

  2. Escolha um afiador que se encaixe às suas necessidades e habilidades. Uma pedra de afiar normalmente é a melhor escolha. Essas pedras têm uso simples e podem ser encontradas em diversas graduações. Elas podem ser usadas por praticamente qualquer um ao afiar um instrumento de corte, especialmente pelos que não têm muita experiência. A lima pode ser usada como ferramenta preliminar antes de se usar algo mais fino ou, ainda, ser usada em instrumentos de corte que possuam grandes lâminas e não precisem ser muito afiados ou precisos. As lixadeiras elétricas fazem o trabalho rapidamente em praticamente qualquer tipo de lâmina. No entanto, elas criam muita fricção entre a superfície que afia e a lâmina, e o calor gerado pode danificar a ferramenta permanentemente, se você não for cuidadoso.

  3. Aplique água ou óleo à faca ou ao afiador que for usar. A fricção gera calor, que a água e o óleo ajudam a dispersar. Se a lâmina ficar muito quente, o calor pode estragar o processo de temperamento. Se usar uma lixadeira elétrica, molhe a lâmina a cada 2 ou 3 segundos. Se usar uma superfície fixa, como uma pedra de amolar, você pode cobri-la de óleo ou água ao invés de continuamente molhar a lâmina.

  4. Mova a lâmina ao longo da ferramenta de afiar em movimentos longos, lentos e homogêneos. Comece com uma superfície grossa e, uma vez que a lâmina esteja homogênea, use uma granulação mais fina. Se a lâmina tiver algum tipo de declive, suavize-o com a lima antes de movê-la para a superfície de granulação mais fina. Para cada dez movimentos para o lado principal, faça um para o lado interno.

  5. Segure a lâmina contra a luz e veja se ela reflete na borda. Continue afiando até que não veja reflexos.

  6. Teste a lâmina e, se os cortes forem limpos, ela está bem afiada. No entanto, se o corte criar ranhuras, é necessário que se continue afiando.

Dicas

  • Guarde a lâmina em um local limpo e seco quando ela não estiver em uso, para evitar ferrugem e poeira que possam "cegá-la" rapidamente.
  • Você pode precisar usar mais de uma ferramenta. As lâminas que precisem de muito trabalho podem ter de começar a ser afiadas com uma granulação maior e ir afinando aos poucos.

O que você precisa

  • Sabão
  • Toalha
  • Palha de aço
  • Óleo
  • Lixadeira, lima ou pedra de amolar
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article