Mais
×

Como afiar uma lâmina rotativa para trabalhos em tecido

Atualizado em 17 abril, 2017

As ferramentas rotativas para trabalhos em tecido tornam o corte de múltiplas camadas de panos rápido e preciso. Contudo, as lâminas rotativas tornam-se cegas com o uso, criando arestas nas bordas e fazendo com que seja necessária maior pressão para realizar cada corte. É possível afiar uma lâmina rotativa em casa para aumentar sua vida útil e economizar dinheiro com equipamentos substitutos. Remova pontos cegos e rebarbas com um afiador duplo de baixo custo que inclui um disco de dois lados e um cabo para segurar a lâmina. Certifique-se de escolher o afiador com o tamanho adequado para o seu equipamento.

Instruções

Corte tecidos para projetos artesanais com facilidade, utilizando uma lâmina rotativa afiada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Segure um lado do cabo do suporte da lâmina com uma mão e gire-o no sentido anti-horário para desrosquear e separar as duas metades.

  2. Com cuidado, remova a lâmina rotativa do cortador seguindo as instruções do fabricante para a marca do seu equipamento.

  3. Coloque o orifício central da lâmina sobre o parafuso de uma das metades do cabo. Coloque a outra metade do cabo sobre o parafuso e gire no sentido horário para rosquear o conjunto. Aperte para que a lâmina fique firme.

  4. Segure o disco afiador em uma mão com o lado áspero e cor de bronze virado para fora. Insira o suporte da lâmina através da abertura no disco lixador com a outra mão, até que ela encaixe contra o lado abrasivo do disco. Gire a lâmina 10 vezes para frente e para trás para alisar a borda danificada.

  5. Retire o suporte com a lâmina, vire-o, recoloque-o e gire-o para alisar o outro lado. Remova-o e deixe-o de lado com cuidado.

  6. Vire o disco lixador ao contrário e segure-o com o lado cinza e fino virado para fora. Insira o suporte com a lâmina pela abertura com a outra mão, no disco lixador, até ela encaixar no lado alisador. Gire a lâmina 10 vezes para frente e para trás para afiar as bordas.

  7. Retire o suporte com a lâmina, vire-o, recoloque-o e gire-o para afiar o outro lado. Retire-o e desrosqueie o cabo para remover a lâmina afiada. Com cuidado, reinstale-a no cortador rotativo seguindo as instruções do fabricante.

Dicas

  • Coloque uma gotinha de óleo refinado sobre a lâmina para melhorar a afiação.

Aviso

  • Sempre mantenha os cortadores e as lâminas rotativas longe de crianças.
  • Mesmo quando estão cegas, elas são muito afiadas e poderão causar cortes profundos.
  • Cortar papel poderá cegar a lâmina.

O que você precisa

  • Afiador de lâminas rotativas duplo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article