Mais
×

Como afiar lâminas de liquidificadores

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os liquidificadores utilizados para triturar gelo e outros materiais duros podem desgastar o corte das lâminas e perder sua eficiência. Quando seu equipamento não estiver funcionando tão bem quanto antes, economize os gastos com uma máquina nova e simplesmente afie as lâminas. A afiação leva apenas alguns minutos e melhorará muito a funcionalidade do aparelho, que cortará, misturará e esmagará rapidamente como antes.

Instruções

A maioria dos liquidificadores possui quatro lâminas (blender image by Nikolay Okhitin from Fotolia.com)
  1. Retire o jarro de vidro ou de plástico da base desconectada do liquidificador e, em seguida, sua tampa. Remova o motor, a gaxeta e as lâminas.

  2. Deslize cada lâmina ao longo de uma pedra de afiar em um ângulo de 10° a 15° sob água corrente fria. Deslize cinco a seis vezes em cada lado. Use luvas grossas para proteger as mãos das lâminas. As pedras de afiar naturais e artificiais são superfícies duras e abrasivas, e estão disponíveis na maioria das lojas de materiais para restaurante e especializadas em cozinha e culinária.

  3. Limpe as lâminas afiadas com água quente com sabão e uma esponja para remover os fragmentos metálicos.

  4. Coloque as lâminas, gaxeta, motor, tampa e jarro de volta no equipamento na ordem em que foram retirados.

Dicas

  • Afie as lâminas do liquidificador sempre que perceber uma redução no desempenho.

Aviso

  • A não ser que esteja em uso, deixe o liquidificador desconectado da tomada para evitar acidentes e economizar energia.

O que você precisa

  • Pedra de afiar
  • Água corrente
  • Luva grossa
  • Detergente líquido
  • Esponja
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article