×
Loading ...

Como afiar as lâminas do tosador de um cachorro

Atualizado em 19 julho, 2017
É indicado afiar uma lâmina com um profissional

Custos de tosar um cachorro

Ter um cão tosado por um profissional, especialmente um que precisa desse serviço a cada poucas semanas ou mais, pode ser caro. Por isso, muitos proprietários de cachorros compram um cortador e fazem o trabalho eles mesmos. As lâminas podem ficar cegas e algumas pessoas pensam que é possível afiar a lâmina sozinhas, mas, na verdade, apenas um profissional deve afiar lâminas de máquina de tosar.

Loading...

Mantenha as lâminas afiadas

O melhor processo para manter a lâmina afiada é mantendo-a limpa.

Certifique-se de que o conjunto esteja frequentemente oleado com um óleo específico para lâminas. A maioria dos aparelhos vem com um pequeno tubo de óleo para poder começar a usar. Deve-se colocar óleo na lâmina durante o procedimento se essa estiver puxando o pelo ao invés de cortá-lo.

Com uma escova pequena, limpe o aparelhos entre os dentes frequentemente, mesmo durante a tosa. Para fazer uma boa limpeza após o uso, retire o conjunto da lâmina e molhe-o bem com o óleo e, em seguida, retire o pelo do conjunto.

Alinhamento das lâminas

Se a lâminas não estiverem cortando ou estiverem puxando o pelo do animal de estimação, é hora de afiá-las. Elas devem estar alinhadas corretamente na montagem para funcionar corretamente. Se não estiverem alinhadas corretamente, pode-se machucar o cachorro. Gary Hartwell, um afiador de lâmina profissional, explica o processo que ele usa: "Existem vários tipos de conjuntos de lâminas. O indicado é retirar o conjunto, que geralmente desliza para fora do aparelho, e enviá-lo para o profissional. Na loja, a lâmina é removida e afiada em um afiador oco, que é um disco giratório grande ou um anel, que possui uma trava de segurança. As lâminas são então recolocadas no conjunto e realinhadas corretamente".

Afiamento profissional

Ted Eserby, outro especialista em afiamento, diz que ao afiar uma lâmina, ele observa como as faíscas se comportam. "Você tem que ver as faíscas", diz ele. "Se mais faíscas voarem de um lado, você sabe que a lâmina não está afiada uniformemente e deve alterar a pressão que estiver usando".

Chamar um afiador em domicílio

Existem também afiadores de lâminas que podem ir em domicílio, Nesses casos, normalmente utiliza-se um afiador plano pois é mais leve do que os ocos, facilitando o transporte. Mas esse aparelho não faz um trabalho tão bom quanto o outro.

O afiador em domicílio cobra uma taxa e normalmente só atende em casos com muitas lâminas, pois não compensa financeiramente fazer somente uma.

Conclusão

Sendo assim, lembre-se de colocar óleo e limpar o conjunto de lâminas frequentemente. Assim que perceber que a lâmina não estiver aparando o pelo do cão e puxando-o, substitua o conjunto ou leve para um profissional para afiar a lâmina. É possível encontrar profissionais na internet ou nas páginas amarelas. Muitos estabelecimento afiam no mesmo dia, mas é indicado ter um conjunto extra de lâminas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...