Mais
×

Como afiar uma motosserra para facilitar o corte do tronco em tábuas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As correntes de motosserra são normalmente concebidas para cortarem perpendicularmente ao eixo dos troncos de árvores. No entanto, quando se utiliza uma serra elétrica para fresar um tronco em tábuas, a ferramenta terá que trabalhar paralelamente ao grão da madeira. Nesse caso, o ângulo dos dentes de corte precisam ser mais retos para realizarem esse tipo de trabalho. Felizmente, é possível utilizar algumas ferramentas para afiar os dentes da motosserra dessa forma.

Instruções

Para cortar um tronco em tábuas é preciso utilizar uma serra com dentes retos (the part of chain saw with sharp tooth image by Valentin Mosichev from Fotolia.com)
  1. Coloque a motosserra em uma bancada firme. Desligue os cabos de ignição para evitar que o motor acidentalmente ligue enquanto você faz o trabalho

  2. Prenda a guia de afiação de serra no centro da barra guia da motosserra. Ajuste o ângulo de corte do gabarito para 10º.

  3. Coloque lima redonda de afiar motosserra na guia.

  4. Deslize a correia de modo que a abertura de um dos dentes fique alinhada com a lima. O ponto do dente deve estar no lado oposto a você.

  5. Ajuste a guia para que encoste na abertura do dente. Comece a afiação, empurrando para frente a lima. Ao terminar o movimento, levante ligeiramente a lima e puxe-a de volta para a posição de partida. Você só deve realizar movimentos em direção ao dente. Não afie a serra empurrando a lima para trás e para frente sobre a corrente. Conte o número de golpes que você deu até o dente ficar alinhado com o ângulo de 10º.

  6. Tire a lima do dente da motosserra. Deslize a corrente para frente até que o dente seguinte no mesmo lado da barra esteja alinhado com a lima e, então, repita o passo anterior, utilizando o mesmo número de movimentos com a lima feito anteriormente. Continue o processo até que todos os dentes do mesmo lado da correia tenham sido afiados.

  7. Gire a serra 180º e reposicionar a guia no centro da barra, mas com o ângulo de 10º na direção oposta para afiar os dentes do outro lado da correia. Repita os dois passos anteriores até que todos os dentes desse lado da correia tenham sido afiados uniformemente.

  8. Retire a lima e a guia do braço da motosserra.

  9. Posicione a guia de afiação sobre os topos de dois dentes adjacentes. O topo da guia deve estar posicionado sobre o vão do dente. Lime o dente até a altura da guia com uma lima chata. Em seguida, reposicione a guia ao longo dos próximos dois dentes adjacentes, e repita o processo até que todos eles estejam na mesma altura.

  10. Remova a guia de afiação e a lima, e volte a ligar o cabo na vela de ignição.

O que você precisa

  • Guia de afiar motosserra
  • Lima redonda de afiar motosserra com cabo
  • Lima chata
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article