×
Loading ...

Como afiar serrotes de mão

Serrotes de mão são ferramentas extremamente úteis, para diversos projetos caseiros, podendo ser usados em ambientes nos quais não é possível usar um serrote elétrico, como em porões ou sótãos sem tomadas. Além disso, são também práticos para cortes rápidos, sem ser preciso manusear um serrote elétrico. Por último, embora as lâminas inevitavelmente vão ficar cegas com o tempo, afiá-las vai tornar o seu serrote tão bom quanto um novo.

Instruções

Afiar um serrote é uma tarefa simples, mas leva bastante tempo (saw image by Vjom from Fotolia.com)
  1. Coloque a lâmina do serrote no alicate de pressão, com os dentes virados para cima. Aperte o alicate até prender o serrote confortavelmente, tomando cuidado para não curvar a lâmina.

    Loading...
  2. Posicione a lâmpada de aumento entre você e sua estação de trabalho, de maneira que você possa ver os dentes do serrote claramente.

  3. Corra a lima triangular pelos dentes do serrote suavemente, certificando-se de lixar ambos os lados igualmente.

  4. Segure a lima perpendicular à superfície do serrote. Suavemente, desbaste os dentes em um movimento horizontal, alternando os lados, para evitar que fiquem desiguais.

  5. Começando pelo final do serrote, posicione os dentes na pinça, para alinhá-los, gentilmente apertando-a para eliminar cortes desiguais quando o serrote for usado.

Loading...

Dicas

  • Use uma lima triangular para serrote apropriada para a sua ferramenta. Quanto maiores os dentes, maior deve ser a lima.

Aviso

  • Sempre afie a lâmina usando um movimento lento e metódico. Um trabalho apressado pode tornar o corte da ferramenta ainda pior.

O que você precisa

  • Alicate de pressão
  • Lâmpada de aumento
  • Lima triangular para serrote
  • Lima
  • Pinça para alinhar serrote

Referências

Loading ...
Loading ...