Mais
×

Como usar um afinador de guitarra

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma das coisas mais frustrantes quando se está aprendendo a tocar guitarra é afinar o instrumento. Caso a afinação não seja feita corretamente, o som não sairá legal, mesmo que o músico toque bem. É nessas horas que se faz necessário ter um afinador digital em mãos. Esse aparelho auxilia os guitarristas a afinarem seus instrumentos perfeitamente. Embora existam muitos afinadores desse tipo no mercado, todos funcionam mais ou menos da mesma maneira.

Instruções

Os afinadores digitais facilitam o processo de afinação dos instrumentos (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Ligue o afinador. Se ele não funcionar, nesse caso uma informação geralmente aparecerá escrita no visor ou luzes ficam piscando, troque as pilhas ou a bateria do aparelho.

  2. Plugue uma ponta do cabo na entrada do afinador e a outra na saída da guitarra.

  3. Gire o botão "tone" da guitarra, caso ela tenha um. Alguns afinadores podem ser usados como metrônomo e gerador de acordes, assim como sintonizadores de instrumentos. Portanto, talvez seja necessário especificar no aparelho qual função você quer usar.

Dicas

  • A maioria dos afinadores digitais têm microfones embutidos para afinar instrumentos acústicos. Para usá-los, elimine o máximo possível os sons exteriores e aproxime o afinador da saída de som do violão. Assim, o aparelho será capaz de captar adequadamente as notas tocadas.
  • Se por algum motivo o afinador não conseguir captar os sons que saem do violão, verifique se o volume do aparelho está no máximo.

Aviso

  • Não estique demais as cordas dos instrumentos quando estiver afinando eles. Caso contrário, você poderá quebrar uma corda ou outra.

O que você precisa

  • Cabo para guitarra
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article