Mais
×

Como afinar uma harpa de colo de 15 cordas

A harpa de colo tem entre 15 e 22 cordas e é comumente usada como acompanhamento no folk e na música clássica. Afiná-la pode ser um processo demorado. A harpa de colo padrão tem 15 cordas, e as chaves de afinação são muito delicadas. A menor cutucada pode desafiná-la. Embora existam maneiras virtualmente ilimitadas para afinar a harpa de colo, sua afinação mais comum é no tom de G.

Instruções

Aprenda a afinar sua harpa de colo de 15 cordas (shepherd's harp in the light, purple image by Scott Slattery from Fotolia.com)
  1. Coloque a harpa no seu colo e posicione um afinador elétrico cerca de 5 cm na sua frente.

  2. Ligue o afinador e toque algumas cordas da harpa para conferir se o som está sendo captado. Certifique-se de que o afinador esteja em 440 Hz. Confira em seu manual instruções específicas para fazer tal ato.

  3. Coloque a chave de afinação em forma de L da harpa no controle de afinação correspondente com a sequência mais longa na harpa. Virando a chave para a esquerda, você aumenta o tom da corda, e virando para a direita, você diminui o tom.

  4. Bata a corda mais longa. Ajuste o controle de afinação até o afinador elétrico indicar "G", e a flecha do sintonizador estar perfeitamente centrada no medidor de afinação.

  5. Repita o procedimento de bater e afinar para todas as cordas seguintes em ordem consecutiva. A sequência de afinação na harpa de colo repete duas vezes, mas a segunda sequência é uma oitava acima. A sequência da afinação das cordas é G-A-B-C-D-E-F#-G. Use esta mesma sequência para as cordas restantes, terminando com um G agudo.

Dicas

  • Caso você seja novato em afinar a sua harpa, faça pausas regulares. Este procedimento pode levar mais de uma hora, dependendo da sua experiência.

O que você precisa

  • Afinador elétrico
  • Chave de afinação
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article