Como afinar um saxofone

Escrito por contributing writer | Traduzido por andrea b. balieiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como afinar um saxofone
Saxofone

Afinar um saxofone é algo vital para se tocar harmonicamente, tanto em conjunto como solo. Tocar um saxofone em sintonia requer que o músico controle vários fatores, incluindo as condições do tubo, da boquilha e da palheta, além das circunstâncias ambientais e o posicionamento dos lábios, dentes e mandíbula (embocadura). A afinação também obriga o músico a ouvir bem o seu próprio som e fazer os finos e meticulosos ajustes necessários para fluir muito bem com os demais músicos a seu redor. O procedimento para a afinação é praticamente o mesmo, quer o tubo seja sintonizado para soprano, contralto, tenor ou barítono. Vamos primeiro discutir a afinação em si, na apresentação solo ou antes de um ensaio conjunto. Também detalharemos como afinar seu sax com uma banda ou orquestra.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Saxofone
  • Palhetas
  • Afinador eletrônico
  • Bons ouvidos
  • Boa embocadura

Lista completaMinimizar

Instruções

    Afinação para apresentação solo

  1. 1

    Certifique-se de que o seu saxofone esteja limpo e livre de obstruções. Trabalhe cada chave e observe a ação das pastilhas. Certifique-se de que se movam livremente, sem travar. Sua boquilha também deve estar limpa por dentro e por fora e em bom estado. Se estiver lascada ou rachada irá afetar negativamente o seu tom e a capacidade de tocar e, portanto, deverá ser substituída. Mantenha a cortiça do pescoço do saxofone limpa e, ocasionalmente, esfregue com graxa apropriada para ajudar na facilidade de colocação e ajuste da boquilha.

  2. 2

    As palhetas devem ser de boa qualidade e não podem estar desgastadas ou amaciadas pelo uso. Quando ficarem com a borda macia, devem ser descartadas. Se tiverem qualquer rachadura ou fenda, devem ser substituídas imediatamente. Sempre escolha a força certa da palheta, de acordo com seu nível de habilidade, embocadura e estilo pessoal. Ela varia em força a cada meio tamanho de um a cinco, dependendo do estilo e da marca. Como regra geral, quanto mais você tocar, mais forte será a palheta que vai querer usar. Uma palheta muito nova leva um tempo para desgastar e pode ser um pouco afiada.

  3. 3

    Molhe sua palheta cuidadosamente durante alguns minutos e, em seguida, coloque sobre a abertura da boquilha e alinhe de maneira que a parte superior da palheta se encontre com a parte superior da boquilha. Quando colocada corretamente, a palheta, vista de trás do bocal, parecerá fixar-se a apenas uma fração do topo da boquilha. Aperte a ligadura só até estar presa firmemente contra a boquilha e sem se mover.

  4. 4

    Coloque a boquilha na boca, com seus dentes superiores sobre sua parte superior. Seu lábio inferior deve curvar sobre seus dentes inferiores. Os cantos da boca devem tapar os arredores da boquilha. A embocadura, a forma como a boca a prende, deve ser firme, mas não tão apertada que impeça o fluxo de ar. Se ficar muito solto, o som será baixo ou bemol.

  5. 5

    Toque a nota de afinação que corresponde ao seu saxofone. No contralto e barítono, toque um sol; no soprano e tenor toque um dó. Se estiver usando um afinador elétrico, configure-o para A440. Após tocar essa nota de afinação, observe a exibição do sintonizador. Ele vai mostrar se o seu tom está muito alto (sustenido), muito baixo (bemol) ou correto. Se o seu tom estiver muito alto, retire a boquilha e toque a nota novamente. Continue ajustando, com movimentos muito pequenos, até que seu som corresponda ao do sintonizador. Você conseguirá alcançar um bom tom ajustando ligeiramente a sua boquilha. Se descobrir que precisa retirá-la quase totalmente, o problema pode ser com ela. Continue tocando a nota de afinação, enquanto aperta os lábios em torno da boquilha, até ouvir o som correspondente ao do afinador. Isso é chamado de "lipping-up". Se você estiver tocando bemol, empurre a boquilha e execute novamente, ajustando em pequenos movimentos, até que coincida com o seu tom. Assim como acontece com a afinação em um tom mais agudo, você deve ser capaz de alcançar o tom adequado, ajustando ligeiramente a sua boquilha. Se você acha que precisa empurrá-la quase totalmente ou se já estiver empurrado até o fim, o problema também pode ser com ela. Continue tocando a nota de afinação enquanto desaperta ligeiramente os lábios em torno da boquilha, até ver que o seu tom corresponde ao do afinador. Isso é chamado de "lipping down".

  6. 6

    O procedimento de afinação com o diapasão é o mesmo do afinador, mas exige que você ouça com muito cuidado. Sopre o diapasão e depois toque sua nota de afinação no saxofone. Atente-se para o quanto sua nota corresponde ao tom e ajuste a boquilha e / ou a embocadura, para igualar. Você precisará repetir o processo uma ou duas vezes.

    Afinando ao tocar em conjunto

  1. 1

    Os líderes de banda sinfônica, banda de jazz e orquestra utilizarão um afinador eletrônico ou outro músico que esteja afinado como tom de referência. Quando o regente afina cada músico separadamente, o processo ocorre de mesma forma que a afinação individual. Ouça o tom de referência e ajuste a sua boquilha ou embocadura para igualar ou proceda de acordo com as instruções do regente.

  2. 2

    Regentes também pedirão para todo o grupo tocar a nota de afinação, concerto Bb e autoafinação. Toque a nota correspondente ao seu sax e ouça atentamente aos músicos ao seu redor e à banda, por um instante. Ajuste a boquilha para dentro ou fora, para bemol ou sustenido, e lembre-se de usar a sua embocadura para um tom mais alto, quando necessário. Se tocar ao ar livre, como uma banda de marcha, o clima pode afetar o tom. Saxofones e outros instrumentos de sopro podem tocar de forma mais acentuada em temperaturas muito frias. Ouça com atenção o seu som, aumente ou diminua, ou ajuste a boquilha, conforme necessário.

  3. 3

    Lembre-se de sempre passar um pano em seu saxofone após cada prática ou performance. Limpe sua boquilha, secando-a bem e guarde-a com as palhetas de forma segura. Você vai querer, ocasionalmente, limpá-la com água limpa e morna, para mantê-la impecável ​​e limpa.

Dicas & Advertências

  • Mantenha limpa a boquilha do seu saxofone.
  • Nunca use se estiver partida, rachada, ou com a palheta lascada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível