Mais
×

Como afinar um violão em Mi bemol

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A afinação em Mi bemol é comumente usada por muitas razões, como ajudar o vocalista a cantar em um tom mais confortável. Da mesma forma que usar um capotraste permite tocar em um tom mais agudo sem precisar mudar a forma dos acordes, afinar seu violão para Mi bemol vai ajudar a tocar da mesma forma que na afinação tradicional. Muitos artistas usam a afinação em Mi bemol e se estiver tendo dificuldade em aprender as músicas do seu artista favorito, pode ser porque usam esse método de afinação. Muitos artistas, incluindo Guns N' Roses, Relient K, Green Day e KISS, usam a afinação em Mi bemol.

Instruções

Afine uma guitarra em Mi bemol
  1. Comece com sua guitarra na afinação padrão (EADGBE).

  2. Afine a corda E grave meio tom abaixo. Para fazer isso, afrouxe a corda levemente com a borboleta de afinação e então toque a quarta casa para comparar com a corda A. Se estiver afinado, os tons serão iguais.

  3. Afine o resto da guitarra assim como faria para a afinação padrão, usando a atual corda Eb como referência. Comece tocando a quinta casa na primeira corda (Eb), solte-a e afrouxe a segunda corda para igualar seus tons.

  4. Mude o tom da terceira corda tocando a quinta casa da segunda corda e afrouxando a terceira corda para igualar os tons. Faça o mesmo com a quarta corda, tendo a terceira corda como referência.

  5. Baixe o tom da quinta corda tocando a quarta corda na quarta casa em vez de tocá-la na quinta casa e afrouxe a quinta corda para igualar os tons.

  6. Ajuste a sexta corda tocando a quinta casa da quinta corda e afrouxando a sexta corda para igualar os tons. Seu violão deve agora estar afinado em Eb - Ab - Db - Gb - Bb - Eb.

Aviso

  • Tenha certeza que qualquer pessoa que esteja tocando com você saiba como seu violão está afinado. Se estiver em Mi bemol e o baixista estiver na afinação normal, seu vocalista ficará bem confuso. Provavelmente você terá que afinar com mais frequência do que se estivesse usando a afirmação normal, especialmente se estiver usando cordas mais velhas. As cordas e o violão estarão acostumados à afinação convencional, e mesmo que seja uma diferença de só meio tom, o violão estará mais suscetível a desafinar.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article