Mais
×

Como afrouxar canos de gás apertados demais

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Mesmo que canos de cobre sejam soldados no lugar e juntas de PVC / ABS / CPVC sejam permanentemente cimentadas, canos de gás são rosqueados e apertados. Se a linha de gás estiver muito apertada, a rosca do cano pode se quebrar, assim como as roscas fêmea no adaptador. Para afrouxar o cano de gás, utiliza-se uma chave inglesa, e um teste de água com sabão é feito para garantir que não haja vazamento de gás nas junções.

Instruções

Use uma chave inglesa para remover e reapertar os canos de gás (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

    Cano de gás

  1. Desligue o abastecimento de gás no medidor. Solte e remova a mangueira de gás flexível conectada à válvula de desligamento. Faça-o colocando a chave de boca ajustável em volta do prendedor da mangueira preso à válvula, e girando a chave no sentido anti-horário (a válvula estará presa à ponta da linha de gás).

  2. Coloque a chave inglesa em volta do corpo da válvula de desligamento e gire no sentido anti-horário, para remover a válvula do cano de gás. Posicione-a em volta da primeira secção de cano, girando no sentido anti-horário para remover do primeiro conector. Posicione a chave no conector, girando no sentido anti-horário, para removê-lo. Continue desta forma até encontrar o cano que está apertado demais.

  3. Posicione a chave em volta do cano apertado e gire no sentido anti-horário, para removê-lo completamente — o cano deve não somente ser afrouxado, pois a massa aplicada à rosca do cano agora pode não mais selá-lo ao conector. Remova a massa em volta da rosca com a escova, e prenda à mão no adaptador existente. Coloque a chave em volta do adaptador, e gire no sentido horário, para apertar bem o cano. Não aperte demais, mas depois de apertar com a mão até o limite, use a chave para completar não mais que duas rotações.

  4. Reinstale todas as seções de cano de forma similar, primeiramente aplicando a massa selante às roscas, e apertando os canos (e a válvula de desligamento) com a chave inglesa. Envolva duas camadas de fita selante amarela no sentido horário na lateral / ponta da válvula de desligamento, e prenda a mangueira à mão. Aperte o parafuso com a chave de boca ajustável. Ligue o gás no medidor.

  5. Misture um pouco de água com sabão para fazer uma solução saponácea. Coloque em uma garrafa de spray. Borrife a solução por todas as junções de canos que tenham sido removidas e reinstaladas. Espere a solução se fixar e procure bolhas indicando que o gás está escapando pelas junções. Se este for o caso, o cano deve ser apertado ao adaptador mais um quarto de uma volta, até que as bolhas parem.

Dicas

  • Chame um inspetor depois de ter completado o trabalho, para que ele verifique se há vazamentos.

O que você precisa

  • Chave de boca regulável
  • Chave inglesa
  • Massa selante para canos e escova pequena
  • Fita selante amarela
  • Água com sabão
  • Garrafa de spray
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article