Mais
×

Como saber se uma agapornis é macho ou fêmea?

Atualizado em 23 março, 2017

Os agapornis são pequenos, curiosos e brincalhões, pertencem a família do papagaio. Eles também podem ser chamados de ave do amor pois ele fica perto e acaricia o seu companheiro constantemente. Essas aves não apresentam dimorfismo sexual, o que significa que não se pode diferenciar o macho da fêmea pela aparência. O macho e a fêmea podem dar sinais que identifique o seu sexo, mas também há maneiras científicas de fazê-lo.

Instruções

Os agapornis são conhecidos pela sua lealdade ao companheiro (lovebirds and pink roses image by Dmitry Pichugin from Fotolia.com)
  1. Examine a posição do animal no poleiro. Compare-o com outros animais. Procure por aqueles que tenham as pernas mais afastadas. Isto é tipicamente feminino, pois elas têm uma pélvis maior.

  2. Coloque algum tipo de material de nidificação, como jornal picado, pedaços de plantas ou aparas de madeira na gaiola. Note que ambos os agapornis vão pegar e rasgar no material. Observe aquele que guarda com mais habilidade o material sob a sua asa. A fêmea é geralmente a mais apta a fazê-lo.

  3. Coloque uma luva para se proteger das bicadas. Segure firmemente o animal. Sinta os ossos pélvicos com o polegar e o dedo indicador, em seguida, vire a ave. Repita o processo com o outro. Compare a largura e a distância entre os ossos pélvicos das duas aves, observe que a fêmea tem uma pélvis maior que facilita a passagem de ovos.

  4. Observe as diferenças entre os dois agapornis, como a intensa coloração, que é mais um indicativo de um macho. Observe as penas da cauda veja se estão todas todas do mesmo tamanho e em linha reta, se sim, será uma fêmea, se estiver arredondado será macho. Se perceber que um deles colocou um ovo, aquele obviamente será a fêmea.

  5. Compre um exame de sexagem para aves na internet. Siga as instruções de coleta da amostra de sangue, e envie-o para a empresa. Aguarde o relatório detalhado do DNA, que irá fornecer o sexo da ave. Outra alternativa é levar seu agapornis a um veterinário que possa fazer este exame em seu consultório.

Dicas

  • Coloque uma anilha na perna da ave após descobrir seu sexo.

O que você precisa

  • Material para fazer ninho
  • Luvas
  • Kit de DNA
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article