Como agasalhar o bebê para que tenha a temperatura correta

Escrito por érica frança
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como agasalhar o bebê para que tenha a temperatura correta
Descubra como deixar o seu bebê confortável com a temperatura (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Quando nosso bebê nasce, principalmente quando é o primeiro, temos milhares de dúvidas. Será que ele está bem agasalhado? Será que está com frio? Ou está sentindo calor? Enquanto o bebê é pequeno e não se expressa, cabe a nosso conhecimento e bom senso responder a essas perguntas, pois ele não poderá nos dizer se a temperatura está agradável. O primeiro passo é acreditar no seu senso de mãe. Geralmente, esse sexto sentido não falha. Mas, para ajudar a saber como deixar seu neném confortável e bem agasalhado, separamos algumas dicas para você. Confira.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    O primeiro passo é verificar a temperatura ambiente, da mesma forma que você faz para escolher uma roupa para si mesma. Se estiver muito calor, escolha roupas leves para seu filho. Se estiver mais frio, invista em roupas mais quentinhas.

  2. 2

    Uma regra básica que pode ser aplicada na maioria das situações: o seu bebê recém-nascido ou bem novo precisa de apenas uma camada de roupa a mais que você. Portanto, se está de manga curta, ele pode estar de manga comprida de material leve. Se você está de manga comprida, ele pode estar com uma blusinha de frio.

  3. 3

    Depois de levar em conta o ambiente (calor, frio, ar-condicionado, ventilador funcionando), outra forma de verificar se seu filho está devidamente agasalhado é verificar a temperatura do tronco (barriguinha e tórax) e da cabecinha. Se eles estiverem quentinhos, seu filho está bem. Se não, é bom colocar uma roupa mais quente. Mãos e pés geralmente são mais frios que o resto do corpo.

  4. 4

    Se você está com receio de que seu bebê não esteja tão bem agasalhado, mas tem medo de colocar uma roupa pesada e ele ficar com calor, cubra-o com uma manta. Existem as de piquê, mais leves, e os cobertorzinhos. Mas apenas cubra-o no seu colo. Para dormir no berço ou no carrinho, é recomendável que eles durmam apenas com a roupinha para não correrem o risco de sufocar.

  5. 5

    No inverno, não esqueça de meias e luvas para seus bebês, sempre atentando para a temperatura das mãos e dos pés. Se a mãozinha já estiver quente, dispense a luva.

  6. 6

    Vento e mau tempo podem causar dores de ouvido no bebê. Para evitar, mantenha sua cabecinha coberta, bem como os ouvidos. Se o clima for de inverno, vista uma touca ou gorro.

  7. 7

    Se seu filho estiver suando, é sinal de que ele está com calor. Retire uma camada de roupa. Há bebês que chegam a não ganhar peso porque estão sempre excessivamente agasalhados.

  8. 8

    Não deixe de tirar suas dúvidas com seu médico. Você pode consultar o da maternidade em relação à quantidade de roupas do bebê nos primeiros dias após o nascimento. Tire as dúvidas, sempre que precisar, com o pediatra de seu filho.

Dicas & Advertências

  • Seu filho estará bem com uma camada a mais de roupas do que você. Se você estiver de short e camiseta, ele ficará bem com uma calça e uma blusa de manga comprida, ambas finas.
  • Preste atenção para ver se seu bebê está pouco ou excessivamente agasalhado. Se estiver suando ou mostrando irritação, verifique se não está com roupas demais. Se estiver com a cabecinha fria, é sinal de que pode estar sentindo frio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível