Como agilizar o processo de adoção

Escrito por carolina arana | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como agilizar o processo de adoção
Traga seu filho para casa o mais rápido possível (Dynamic Graphics/Creatas/Getty Images)

Quanto tudo o você mais quer é ser pai, esperar durante anos para adotar parece ser um eternidade. O processo legal de adoção pode ser bastante tedioso e cansativo - e sem mencionar bastante caro, também. Dependendo se a adoção for doméstica ou internacional, existem algumas maneiras de acelerar o processo e reduzir o tempo de espera de anos para meses.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Adoção doméstica

  1. 1

    Veja sua situação financeira. Pergunte-se quanto está disposto a gastar para adotar uma criança o mais rápido possível, e determine o máximo de dispêndios possíveis. Isso inclui custo de adoção, taxas com a mãe, advogados, viagens e acomodações necessárias.

  2. 2

    Determine se você quer um recém-nascido. Se a resposta for não, você poderá adotar uma criança que more em um orfanato de maneira muito mais rápida. Conduza uma minuciosa pesquisa antes de proceder à adoção de uma criança mais velha, já que existem alguns riscos a serem considerados. Em um primeiro momento, ela pode ter problemas emocionais e dificuldade em se integrar com a sua família. Se você gosta da possibilidade de poder resgatar uma criança, essa pode ser uma experiência recompensadora.

  3. 3

    Contrate um advogado se quiser adotar um recém-nascido. Por aproximadamente R$100.000 além de despesas com a mãe, um advogado de adoção irá colocá-lo na melhor posição para adotar um bebê recém-nascido. Ele irá organizar os arranjos com uma grávida localmente estabelecida e você poderá conhecê-la antes que ela tenha o filho.

  4. 4

    Entre em contato com um facilitador. Eles são parecidos com advogados de adoção, exceto pelo fato de que geralmente não cobram honorários. No entanto, as mulheres com as quais eles entram em contato podem estar presas. Este pode ser usado como recurso para uma adoção de forma mais rápida, quando todos os outros meios se esgotaram, já que o facilitador simplesmente coloca você em contato com mãe e deixa o resto em suas mãos.

    Adoção internacional

  1. 1

    Pesquise quais países possuem os planos mais rápidos e mais fáceis de adoção. Existem cerca de 75 países que fazem parte do Hague Adoption Convention, um sistema regulado pelo governo que supervisiona adoções internacionais legais e seguras dentro da convenção. Adotar a partir de um país que não faça parte desta convenção é mais arriscado e mais difícil.

  2. 2

    Faça uma lista em ordem de prioridade dos países nos quais você tem interesse em adotar. Leve em consideração a dificuldade em visitar agências de adoção sem o auxílio de um tradutor e de que você vai precisar ficar no país que escolher por algumas semanas enquanto se desenrola o processo de adoção.

  3. 3

    Consulte um advogado especialista em adoção internacional para facilitar a comunicação e ajudá-lo a configurar a maneira mais rápida e segura de adotar.

Dicas & Advertências

  • Uma adoção internacional pode custar cerca de R$ 60.000 ou mais. Não se esqueça de programar as despesas de viagem para visitar e pegar o seu filho.
  • Quando estiver em processo de adoção internacional, você não terá contato com os pais biológicos da criança e qualquer registro de quem sejam eles se decidir contatá-los mais tarde.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível