Como agir com uma pessoa que acabou de perder um ente querido

Escrito por emilia lamberto | Traduzido por maria pereira
Como agir com uma pessoa que acabou de perder um ente querido

Quando um amigo está lidando com uma perda, deixe-o saber que você se importa

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Perder um ente querido é um momento extremamente difícil na vida de qualquer pessoa, é difícil mesmo para amigos do sobrevivente. Quando uma pessoa que você conhece perde alguém, você fica inseguro sobre como agir ou o que dizer. A maioria das pessoas está inclinada a falar que a pessoa está "em um lugar melhor", ou que "tudo acontece por uma razão", mas, por vezes, a melhor coisa a se fazer é ser um amigo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Ouça o seu amigo. Uma das coisas mais importantes que você pode fazer durante o tempo que estiverem juntos é ouvir paciente e ativamente. Torne-se disponível para ele, mesmo que seja por pouco tempo.

  2. 2

    Envie uma carta deixando seu amigo saber que ele está em seus pensamentos. Não basta comprar um cartão e escrever seu nome nele. Escreva uma carta sincera e diga a ele que você está disposto a ouvi-lo quando ele estiver pronto para falar sobre seus sentimentos.

  3. 3

    Visite-o. Às vezes, o enlutado começa a se sentir solitário e frustrado, mas não sabe como convidar os outros para uma visita. Tire um tempo do seu dia para visitar o seu amigo para que ele saiba que sempre está pensando nele e que você se importa. Mesmo se ele estiver distante, vai perceber que você está preocupado e possivelmente irá se abrir.

  4. 4

    Ajude. Depois de perder alguém, uma pessoa pode achar que é extremamente difícil manter-se com as tarefas diárias. Sempre que você tiver chance, vá à casa de seu amigo e ajude-o tanto quanto possível com as tarefas. Ajude a limpar os pratos, cortar a grama, cuidar das crianças ou fazer chamadas telefônicas para que os outros saibam sobre os serviços fúnebres.

  5. 5

    Preste assistência financeira. Se for possível, ajude seu amigo a pagar o funeral do seu ente querido por meio de doações.

  6. 6

    Pratique a paciência. Você pode achar que seu amigo é insensível, está distante, frio, frustrado, irritado, confuso ou pessimista. Estas são todas as respostas naturais para dor. Mesmo que ele aja como se não quisesse que você existisse, sua presença pode ser mais positiva do que você pensa. Não pressione-o para falar, apenas ajude-o.

Dicas & Advertências

  • Evite fazer afirmações vagas que poderiam ser considerados impessoais, como "É melhor para ele" ou "Você vai seguir em frente."
  • Se o seu amigo está tendo pensamentos suicídas depois de perder alguém que ama, entre em contato com alguma ajuda profissional imediatamente.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media