Como agir para conseguir ser efetivado em um estágio

Escrito por josie ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como agir para conseguir ser efetivado em um estágio
O estágio é uma oportunidade para aprender com profissionais mais experientes (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

O estágio é uma grande oportunidade de aprender e conhecer o mercado de trabalho. Cada vez mais empresas têm aberto suas portas para receber estudantes com o intuito de suplementar o ensino realizado em escolas e faculdades. Além disso, a experiência adquirida nesse período pode ser uma ponte para conquistar um cargo desejado após sua formação.

Outras pessoas estão lendo

Esteja conectado e informado

Leia jornais e notícias na Internet para manter-se informado do que acontece no mundo. É claro que sua formação é importante, mas você se destacará ao demonstrar um conhecimento mais amplo e atual que os outros concorrentes. E você também pode utilizar a Internet a seu favor, criando perfis interessantes nas redes sociais e postando comentários com conteúdo em discussões que chamam a atenção da sociedade.

Como agir para conseguir ser efetivado em um estágio
Muitas empresas conferem os perfis de seus candidatos nas redes sociais (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Vestuário

Procure obter informações sobre o estilo da empresa. Algumas, adotam um look mais formal e não cairia bem você aparecer na entrevista de calça jeans e tênis. Por outro lado, algumas instituições estão mudando sua cultura e permitindo roupas casuais no ambiente de trabalho, nesse caso, evite os trajes sociais. Em qualquer uma das situações, vale primar pelo conforto e o bom senso. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica!

Como agir para conseguir ser efetivado em um estágio
Vista-se de acordo com o estilo da empresa (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Estágio não é emprego

Muitas empresas utilizam o estágio como mão de obra barata, já que o salário é bem abaixo do valor de mercado e os direitos são restritos. Se você está iniciando sua carreira, não aceite funções e responsabilidades que são de funcionários mais experientes. Fique atento à descrição do cargo, realize suas tarefas com afinco e determinação, mas tome cuidado para, ao cumprir funções que vão além de sua atual situação, não invadir o espaço de um profissional já formado.

Como agir para conseguir ser efetivado em um estágio
Estágio é complementação da formação escolar e não emprego (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Conheça a empresa

Antes de ir para a entrevista, faça uma pesquisa sobre a empresa e busque o máximo de dados. Estar munido desse tipo de informação vai deixar você mais confiante e seguro diante das perguntas do selecionador. E mais: o salário e os benefícios oferecidos não são os únicos pontos a ser considerados na hora de escolher determinada empresa, você também precisa se identificar, gostar da instituição e acreditar no que ela faz para desempenhar bem seu papel.

Como agir para conseguir ser efetivado em um estágio
Selecione uma empresa que tenha o mesmo perfil que o seu para enviar seu currículo (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Descubra seus direitos

Como não tem as responsabilidades de um funcionário efetivado, o estagiário não possui os mesmos benefícios, mas já conta com uma série de direitos -- regulamentos pela Lei do Estágio -- que devem ser observados pelas empresas. Dentre as vantagens podemos citar a carga horária máxima de seis horas por dia, férias remuneradas, vale-transporte, vale-refeição e seguro de acidentes pessoais. Assegure-se de que a empresa cumpre essas regras antes de aceitar o cargo.

Como agir para conseguir ser efetivado em um estágio
Já existe a Lei do Estágio, procure se informar sobre seus direitos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível