Como agir quando sua colega de trabalho perde a mãe

Escrito por ashley miller Google | Traduzido por raquel pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como agir quando sua colega de trabalho perde a mãe
Há muitas formas de deixar sua colega saber que você a apoia durante o período de luto (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O elo entre uma mãe e sua filha é muito especial. Quando sua colega de trabalho perde a mãe, pode ser bem difícil saber ao certo o que fazer ou o que dizer. O nível de relacionamento como colegas pode também tornar estranho abordar o assunto, especialmente se você não possui uma relação considerada próxima, mas ao mesmo tempo deseja citar a perda. Na maioria das situações é melhor seguir seus instintos e oferecer seu apoio, consolo ou até mesmo um sorriso ocasionalmente, se sentir que é apropriado.

Outras pessoas estão lendo

Vá ao funeral

Ir ao enterro pode ser ou não apropriado, dependendo de seu relacionamento com sua colega de trabalho. Se você sentir que é, assistir ao funeral pode ser uma maneira de demonstrar compaixão e apoio à sua colega enquanto ela lamenta pela mãe. Pergunte aos outros colegas se eles pretendem ir ao enterro. Você pode precisar fazer alguns ajustes com o seu supervisor se precisar usar o tempo do trabalho para ir a esse compromisso.

Como agir quando sua colega de trabalho perde a mãe
Vá ao enterro para demonstrar seu apoio se sentir que é apropriado (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Envie um cartão de condolências

Enviar um cartão de condolências ou deixar um na mesa da colega pode ser uma maneira simples de demonstrar apoio à ela, tendo um relacionamento próximo ou não. Você não precisa escrever nada muito elaborado no cartão, apenas expresse sua empatia pela perda dela. Talvez você queira escrever algo como "Eu sei o quanto sua mãe significa para você e eu realmente lamento pela sua perda. Deixe-me informada se há alguma coisa que eu possa fazer para ajudá-la."

Como agir quando sua colega de trabalho perde a mãe
Envie um cartão de condolências ou deixe na mesa de sua colega de trabalho (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pergunte do que ela precisa

Uma pessoa de luto pode ficar facilmente sobrecarregada de gestos de boa intenção dos colegas, da família e amigos que querem ajudá-la enquanto ela sofre pela perda da mãe. No entanto, é possível que haja um exagero. Por exemplo, não apareça na porta da casa da sua colega carregando uma coroa de flores. Contudo, se a vir no banheiro do trabalho ou no estacionamento, você pode ir até ela e de forma discreta e breve dizer "Eu ouvi dizer que você perdeu sua mãe. Eu lamento muito. Por favor, me diga se precisa conversar ou qualquer outra coisa que eu possa fazer para ajudar."

Como agir quando sua colega de trabalho perde a mãe
Caso a encontre no trabalho, diga de forma breve e discreta que lamenta a perda dela (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Convide-a para um almoço

Ás vezes uma distração durante o trabalho pode ser o que ela precisa. Dê a sua colega alguns dias depois de retornar ao trabalho antes de abordá-la, a menos que você tenha um relacionamento mais próximo. Depois do enterro, ela pode precisar de muitos dias ou semanas para se reajustar a sua rotina de trabalho. No entanto, durante esse período você pode prolongar o convite do almoço ou para um café. Não considere uma conversa sobre a perda da mãe dela, apenas deixe-a saber que você está lá e que se importa com ela. Isso fará uma grande diferença no dia a dia dela.

Como agir quando sua colega de trabalho perde a mãe
Convide sua colega para almoçar ou tomar um café (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível