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Como agradecer um cliente por carta

Atualizado em 17 abril, 2017

No mundo dos negócios, há muitas razões para enviar uma carta de agradecimento a um consumidor ou cliente. Você pode querer expressar gratidão por elogios, sugestões ou referências. Cartas de agradecimento também podem ser escritas para expressar apreciação por uma compra específica ou para permitir que um cliente saiba que sua fidelidade de longo prazo não passou despercebida.

Instruções

Um cliente terá o prazer de receber uma carta de agradecimento (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Selecione uma folha de papel de boa qualidade ou timbrada da empresa. Uma carta de agradecimento não deve ser escrita em papel branco liso comum.

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  2. Pegue uma caneta. Em uma época em que a tecnologia prevalece, uma nota manuscrita não será facilmente esquecida.

  3. Seja específico. Não envie uma nota vaga que poderia ter sido escrita para qualquer cliente. Se ele fez uma compra grande, mencione-a. Ao destacar a fidelidade, aponte a quantidade de anos que o cliente está com a empresa. Prossiga solicitando sugestões ao cliente para melhorias, afirmando como o feedback será usado para criar mudanças.

  4. Seja sincero. Não faça promessas falsas ou exagere nos elogios. A maioria dos clientes perceberá isso e sua empresa poderá perder a credibilidade.

  5. Assine a carta à mão. Muitas empresas usam carimbos com a assinatura dos gerentes e proprietários. Um carimbo de assinatura não deve ser usado para uma carta de agradecimento.

  6. Envie a carta imediatamente e não no dia seguinte ou na próxima semana.

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Dicas

  • Para um toque pessoal, compre selos, se sua empresa utiliza uma máquina postal.
  • Envie um pequeno presente ou cupom juntamente com a carta.

Aviso

  • Lembre-se de que está redigindo uma carta de agradecimento e não um discurso de vendas ou propaganda.

Referências

Recursos

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