×
Loading ...

A água de aquários é boa para plantas?

Atualizado em 23 março, 2017

A troca regular da água é necessária para manter um aquário saudável. Os excrementos dos peixes, alimentos não consumidos e plantas em deterioração ficam no aquário, fazendo com que a água pareça suja e potencialmente tóxica para os peixes se deixada por muito tempo. As pessoas que têm aquários em casa trocam a água entre uma vez por semana e uma vez por mês, dependendo do tamanho do aquário e do número de peixes, mas existem formas de reaproveitar essa água.

A água suja de um aquário pode ser reutilizada (Viewstock/Photodisc/Getty Images)

O que contém a água de um aquário?

Antes de jogar fora a água do seu aquário na pia, considere molhar suas plantas com ela. Isso não só reutiliza a água, reciclando-a, mas também ajuda a economizar dinheiro com fertilizantes. A água do aquário é uma fonte rica em nitrogênio, o que ajuda as plantas a produzir clorofila, um componente essencial para a fotossíntese. Ela também contém fósforo, que ajuda no crescimento de raízes saudáveis, e potássio, o que fortalece a planta e ajuda a reter a água. Água reutilizada de aquários também pode conter bactérias benéficas que removem a amônia e ajudam a alimentar a terra. Água de criadouros de peixes externos também pode ser usada em um jardim.

Loading...

Fertilizantes orgânicos

Fertilizantes orgânicos, como emulsão de peixes e comida de peixes, contêm os mesmos elementos essenciais para o crescimento das plantas. Esses fertilizantes são altamente concentrados e feitos para alimentar plantas uma ou duas vezes ao ano, já que eles têm cheiro ruim. Se você tiver uma criação externa de peixes, a água dos filtros contém diversos dos mesmos materiais usados nas emulsões de peixes. A água de aquários é uma versão diluída desses fertilizantes e pode ser frequentemente usada para hidratar e alimentar as plantas. Ela também apresenta um pouco de odor, mas geralmente ele desaparece dentro de uma hora.

Como molhar as plantas com água de aquários

As plantas internas e externas podem se beneficiar com a água do aquário. Nem todos os aquários produzem uma água apropriada para plantas. A água salgada não pode ser usada como fertilizante, pois matará as plantas. Além disso, águas com o pH ajustado com produtos químicos também não são boas para plantas. Se você tiver deixado de trocar a água do aquário por muito tempo e ela estiver muito suja e mal-cheirosa, utilize apenas um pouco nas plantas, para evitar o excesso de fertilizante. O lodo dos aquários e dos criadouros de peixes também alimenta as plantas, mas use como uma emulsão, ou dilua em água antes.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...