Mais
×

Água branda vs. água dura

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Tanto a água branda quanto a água dura podem ser usadas em várias atividades dentro de casa e qual tipo de água usar dependerá das condições locais do solo e da origem da água. A água dura é uma água que reagiu mais com minerais do que a água branda e as duas são diferentes no gosto e ao toque. As duas podem ser usadas para beber e regar plantas sem nenhum efeito perceptível, mas ao longo do tempo a água dura tende a ter efeitos negativos em alguns sistemas. Proprietários e usinas de filtração podem usar abrandadores de água para tratar a água dura.

Trate a água dura com abrandadores (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Água dura

A água dura, em algum momento de sua vida, passou por rochas como calcário ou granito e capturou minerais, sendo o cálcio e o magnésio os mais comuns. Esses minerais se ligam à água em si e são muito difíceis de se remover, especialmente com os químicos e filtros usados para remover patógenos e contaminantes. Por isso, a água com uma elevada concentração de cálcio e de magnésio pode chegar às casas, a menos que a água seja tratada para que se remova especificamente os minerais.

Água branda

A água branda não é uma água sem minerais, mas os tem em menor quantidade do que a água dura. A dureza da água é geralmente medida em partes por milhão. A água branda tem uma taxa de até 50 ppm e a água dura cerca de 70 ppm ou mais. A água dura também é mais ácida do que a branda.

Efeitos na lavagem

Os minerais na água dura a tornam resistente para reagir com outras substâncias, como o sabão. Por isso, ela não forma espuma tão rapidamente quanto a água branda, dificultando a lavagem. Ao se lavar roupas, os minerais presos na água dura podem embranquecer ou desbotar tecidos leves com o tempo.

Efeitos no encanamento

Um dos efeitos mais significativos da água dura é o acúmulo nos canos e dentro de aparelhos. Esse acúmulo ocorre quando ela reage com uma superfície sólida e deixa depositada uma camada de revestimento de minerais liberados que podem se acumular com o tempo causando danos e bloqueando canos. Esse processo é lento, mas quanto mais dura é a água, mais rapidamente ele ocorre.

Abrandadores de água

Enquanto há uma série de opções de abrandadores de água, a opção mais eficiente é o abrandador de troca de íons, que troca os íons dos componentes minerais por partículas inofensivas através da atração elétrica. A água passa por um filtro que substitui os minerais por uma versão menos prejudicial, tal como o sódio. Outras opções, como abrandadores de água magnéticos, não se provaram eficazes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article