×
Loading ...

Água oxigenada para estimular o crescimento de plantas

Atualizado em 22 novembro, 2016

A água oxigenada ou peróxido de hidrogênio é comumente associada a desinfecção e limpeza, porém ela também pode beneficiar o crescimento das suas plantas. O peróxido de hidrogênio pode estimular todas as fases do crescimento, desde sementes germinando até plantas adultas. Essa substância pode acabar com infecções e doenças na suas plantas e também pode ser usada em cultivos hidropônicos. A aplicação de uma solução com água oxigenada, pulverizada ou jogada diretamente no solo, pode criar um jardim mais resistente e saudável.

Água oxigenada tem muitas aplicações benéficas para plantas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Sobre a água oxigenada

Similar em estrutura á água, H2O, o peróxido de hidrogênio, H2O2, difere por ter dois átomos de hidrogênio ao invés de um. Esse elemento adicional, quando usado nas plantas, aumenta a disponibilidade de oxigênio nas raízes, deixando-as mais fortes, e a consequência é uma planta mais saudável. O peróxido de hidrogênio comum de farmácia contem apenas 10% de H2O2, enquanto a água oxigenada alimentar tem 35%, portanto é mais benéfica às plantas uma vez diluída em água.

Loading...

Sementes e mudas

Se você mergulhar suas sementes em uma solução de um copo de água com dez gotas de água oxigenada alimentar, suas sementes vão germinar mais rapidamente e as raízes desenvolvidas serão maiores e mais resistentes. Mudas regadas com a mesma solução também irão crescer mais, ter raízes maiores e mais fortes e a planta será mais espessa e saudável.

Plantas

Regar suas plantas com peróxido de hidrogênio misturado com água irá liberar e adicionar mais oxigênio ao solo. Isso permite que planta absorva mais nutrientes e água, o que estimula seu crescimento. Duas colheres de chá de água oxigenada alimentar misturadas a 3,8 litros de água usadas na regagem aumentam a resistência e saúde de suas plantas. Use a mesma fórmula no tanque de água em cultivos hidropônicos, o peróxido de hidrogênio adiciona oxigênio na água do cultivo, o que geralmente é de difícil acesso na hidroponia.

Doenças

Peróxido de hidrogênio pode estimular o crescimento das plantas removendo do solo, ou do tanque de água, bactérias e fungos. A mesma mistura usada para as plantas irá automaticamente limpar o solo de agentes que podem retardar o crescimento da sua plantação. Quando borrifada sobre plantas infectadas com oídio ou mofo uma solução diluída irá resolver o problema. Quando usada no cultivo hidropônico a água oxigenada irá proteger as plantas de Rhizoctonia, Pythium e Phytophthora, pragas comuns na hidroponia.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...