Água parada e os perigos do mofo branco e felpudo

Escrito por tracii hanes | Traduzido por eduardo gama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Água parada e os perigos do mofo branco e felpudo
O mofo se apresenta em várias cores, como mostrado na figura (Image by Flickr.com, courtesy of psyberartist)

O mofo é um fungo que ocorre naturalmente e que necessita de umidade para crescer. Água parada em lava-louças, banheiras, porões e áreas ao ar livre proporciona o ambiente ideal para o crescimento de fungos. Embora apresente uma variedade de cores e texturas, o mofo não é facilmente identificado por estas características, devido à capacidade de todos os tipos de mofo e de todas as cores produzirem substâncias tóxicas.

Outras pessoas estão lendo

Os perigos da água parada

Embora pareça inofensiva, a água parada cria um ambiente propício ao crescimento de bactérias e fungos perigosos. De acordo com o site msn.com, a água parada oferece um terreno fértil para as bactérias nocivas como a E. coli e tétano, bem como os mosquitos e outros insetos transmissores de doenças

Dependendo da quantidade e localização, a água parada também pode aumentar o risco de ferimentos em crianças e animais de estimação e lixiviação de produtos químicos perigosos armazenados, como acontece algumas vezes nas inundações.

Tipos de mofo

O mofo é capaz de crescer na presença de qualquer umidade. Embora existam mais de 100 mil tipos de fungos, menos de 500 são conhecidos por causar doenças graves aos seres humanos, de acordo com doh.wa.gov. O mofo vem em uma variedade de cores, que vão desde tons comuns de branco, preto e verde para tons mais bizarros como rosa, azul e fluorescente.

Embora muitas vezes usado para identificar o mofo, a cor não é um indicador preciso do nível de toxicidade de uma determinada estirpe, de acordo com MouldFacts.ca. Isso ocorre porque os mofos de todas as cores são capazes de produzir subprodutos patogênicos sob as condições certas.

Efeitos da exposição ao mofo

A maioria dos problemas de saúde causados ​​pela exposição ao mofo são causados por reações alérgicas, de acordo com doh.wa.gov. Os sintomas da sensibilidade ao mofo incluem espirros, dores de cabeça, congestão, coriza e erupção cutânea. Em pessoas com asma, exposição prolongada ao mofo pode desencadear ataques, levando a um agravamento geral do estado.

Enquanto a maior parte dos tipos de mofo é relativamente inofensiva aos seres humanos, alguns tipos produzem subprodutos tóxicos chamadas micotoxinas que podem causar doenças graves. De acordo com MoldSymptoms.org, os sintomas de exposição ao mofo tóxico incluem fadiga, náuseas, perda de cabelo, sangramento do nariz, dores nas articulações e dores musculares. Entre as variedades mais conhecidas de mofo tóxico são Aspergillus, Stachybotrys e Chaetomium.

Certos tipos de fungos são conhecidos por causarem problemas de saúde específicos devido a exposição prolongada ou crônica. De acordo com cdc.gov, a ingestão de aflatoxinas produzidas por fungos e comumente encontrados no amendoim pode causar câncer de fígado. Aspergilose e pneumonite por hipersensibilidade - duas doenças pulmonares potencialmente perigosas - estão entre os outros possíveis efeitos à saúde da exposição do mofo.

Prevenção/solução

A umidade é o fator mais importante no crescimento de fungos. Ao tentar evitar ou eliminar o crescimento de mofo em sua casa, preste atenção especial aos níveis de umidade. Mantenha a umidade baixa usando um desumidificador nos banheiros, porões e outras áreas úmidas, e conserte os vazamentos o mais rápido possível.

Se o crescimento de fungos já for generalizada, descarte os itens danificados e limpe os itens recuperáveis ​​utilizando água sanitária ou amônia. Tente secar a área o melhor possível e conserte a fonte de vazamento de água para evitar mais danos.

Atenção

A grande exposição a altos níveis de mofo pode ser perigosa para a sua saúde. Nos casos de grande crescimento de fungos, contrate uma equipe profissional para garantir a remoção segura e completa dos fungos. Em alguns casos, pode ser necessário deixar temporariamente as instalações ou se mudar para evitar uma doença grave.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível