Mais
×

Água da piscina mata grama?

Atualizado em 17 abril, 2017

As piscinas oferecem diversão para toda a família quando o verão chega, oferecendo uma boa opção para fugir do calor. No entanto, se você tiver um gramado nas proximidades, crianças entusiasmadas (e às vezes adultos) podem jogar água para fora da piscina, atingindo-o. Se a grama receber muita água da piscina, o cloro pode ter efeitos adversos.

O cloro tem efeitos adversos sobre a grama (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Mata ou queima

Uma variedade de produtos químicos compõe o cloro da piscina. Quando a água clorada age sobre a grama por um longo período de tempo (após ela ser esvaziada ou de uso intenso) os produtos químicos têm o potencial de matá-la. Em doses menores, ela pode apenas secar ou "queimar" a grama.

Fatores

Diversos fatores determinam a extensão dos danos da água da piscina. Em primeiro lugar, produtos químicos diluídos causam menos danos. Em segundo lugar, a quantidade de água que vaza ou espirra da piscina na grama é um importante fator determinante para a extensão dos danos. Por fim, temperaturas altas e luz solar podem contribuir para piorar a situação.

Soluções e novo plantio

Se sua grama entrar em contato com o cloro (especialmente no caso de uma piscina que estiver sendo esvaziada), a solução é simples: "Lave bem a área com água limpa", orienta o professor Zach Reicher, da Universidade de Purdue. Ele recomenda plantar novamente o gramado se a grama ou relva atingida pelo cloro não crescer de volta dentro de duas a três semanas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article