on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como usar água sanitária ao redor de plantas

A água sanitária é usada em muitas casas como desinfetante e como um produto de limpeza. Essa solução de hipoclorito de sódio, se não diluída, é altamente tóxica; especialmente para a vida vegetal. É o sódio na água sanitária que representa o maior risco para as plantas por interferir em sua absorção mineral. Pequenas quantidades de água sanitária diluída são seguras e, em alguns casos, até úteis para as plantas. No entanto, ainda é importante ter cuidado quando usar quantidades excessivas desse produto em sua proximidade.

Instruções

A água sanitária é um produto de limpeza eficaz (Kraig Scarbinsky/Digital Vision/Getty Images)
  1. Dilua a água sanitária antes de usá-la. As quantidades de diluição serão variáveis, dependendo do que se está limpando, mas o Departamento de Saúde Pública de Iowa, nos Estados Unidos, sugere a solução de 15 ml de água sanitária para um litro de água como segura para uso perto de plantas, porque as substâncias químicas diluídas desaparecem rapidamente. A água sanitária pura queima as folhas.

    Loading...
  2. Use alvejante de cloro em uma área que não afete suas plantas ao ar livre. Se estiver limpando os móveis de seu gramado com esse produto, faça-o em um local que não afete seu paisagismo ou jardim. Isso pode ser no fundo de seu quintal, onde não haja qualquer folhagem, ou até em sua entrada para carros.

  3. Lave suas plantas imediatamente, se espirrar água sanitária acidentalmente nelas. É melhor, no entanto, usar uma mangueira de jardim ou baldes com água limpa. A água ajudará a diluir o produto e a evitar a queima das folhas.

  4. Cubra suas plantas quando usar água sanitária para limpar o exterior de sua casa. Uma pequena quantidade diluída do produto normalmente não é suficiente para matar plantas, mas quantidades excessivas lavadas de suas calçadas podem causar problemas. Use uma grande cobertura de lona ou plástico para proteger suas plantas durante projetos externos.

  5. Use uma bomba pulverizadora manual quando estiver usando água sanitária pura para matar ervas daninhas. Se usar um pulverizador fixo a uma mangueira de jardim ou do tipo bomba, você se arrisca a pulverizar excessivamente as plantas e os arbustos decorativos. O uso de uma bomba pulverizadora manual dará mais controle a você, possibilitando a pulverização diretamente nas ervas daninhas.

Loading...

Dicas

  • Algumas quantidades de água sanitária altamente diluídas podem ser realmente úteis para as plantas. Esse fato pode causar surpresa, mas 1,2 ml despejado em um vaso de um litro cheio de água pode realmente ajudar a conservar por mais tempo as flores cortadas.
  • Mude para um produto alvejante "à base de oxigênio", se quiser garantir a segurança de suas plantas. Esse tipo de produto não contém as substâncias químicas adstringentes encontradas na água sanitária comum.

Aviso

  • Certifique-se de usar um equipamento de segurança adequado quando empregar qualquer forma de água sanitária. Óculos e luvas de segurança são essenciais e manterá seus olhos e a pele de suas mãos protegidos.

O que você precisa

  • Mangueira de jardim
  • Baldes de água limpa
  • Lona ou cobertura de plástico
  • Água
  • Bomba pulverizadora manual

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...