on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como usar água sanitária em tratamentos de água

Atualizado em 23 março, 2017

A maneira mais completa de purificar a água é pela ebulição, mas em uma emergência, nem sempre isto é possível. Se você não tiver como ferver sua água, poderá em vez disto usar água sanitária. Ela é um produto barato e altamente eficaz como desinfetante. É possível usá-la em todos os tipos de superfícies, e também na lavanderia para mantê-la desinfetada e limpa. A água sanitária doméstica comum se decompõe em sal e água depois de realizada sua tarefa de desinfecção. Nunca beba o produto não diluído, mas poderá empregá-lo com segurança para purificar a água em uma situação de emergência. A água purificada pode ser usada para beber, cozinhar ou lavar louça.

Instruções

Em uma emergência, a água purificada é essencial (Wasser / Water image by Nazar Chabara from Fotolia.com)
  1. Despeje a água que deseja purificar em um recipiente limpo. Se a água estiver com aparência turva, filtre-a antes de adicioná-la ao recipiente limpo. Use um filtro de café ou papel toalha para filtrar as partículas de sujeira da água.

    Loading...
  2. Adicione água sanitária à água com um conta-gotas. Para purificar 1 l, adicione três gotas de água sanitária. No caso de 2 l, adicione cinco gotas do produto e, no caso de 4 l, adicione 1/8 de uma colher de chá. Se a água estiver turva ou gelada, aumente a quantidade de água sanitária para cinco gotas em 1 l, dez gotas em 2 l e 1/4 de colher de chá em 4 l.

  3. Misture completamente a água sanitária e a água.

  4. Deixe a água sanitária e água a ser purificada assentar por, pelo menos, 30 minutos antes de seu uso. Se a água estiver fria ou turva, deixe assentar por, no mínimo, 60 minutos. A água purificada deve ter um leve odor de água sanitária quando a reação estiver completa.

Loading...

Dicas

  • Mantenha um conta-gotas perto de sua água sanitária para não ter que procurar por um em caso de emergência.

Aviso

  • Não use água sanitária que tenha aditivos como perfumes ou corantes na purificação de água.

O que você precisa

  • Recipiente limpo para água
  • Filtro de papel ou papel toalha
  • Conta-gotas

Referências

Loading ...
Loading ...