Ajuda para falar sobre interreses no currículo

Escrito por dell markey Google | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ajuda para falar sobre interreses no currículo
É necessário incluir seus interesses pessoais? (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)

Ao escrever a parte de "interesses" em seu currículo, a primeira questão a ser respondida é "é realmente necessário incluir uma seção de interesses?". Por um lado, uma seção que fale de seus interesses pode dar ao seu potencial empregador uma ideia melhor sobre quem é você, o que pode fazer com que ele se interesse pelo seu perfil. Por outro lado, por vezes, seus interesses pessoais não têm importância para os empregadores. Se incluir seu interesses fará com que você se torne cativante, inclua-os, do contrário, deixe-os de fora.

Outras pessoas estão lendo

O que não incluir

Se optar por incluir uma seção de interesses no resumo, às vezes, vale mais saber o que deixar de fora do que saber o que incluir. Não coloque listas grandes de hobbies e interesses pessoais que não chamarão a atenção de seu potencial empregador. Algo que pode ser especialmente não cativante para um entrevistador são esportes de risco (por exemplo, mergulho, sky diving). Esportes de risco podem tachá-lo como um funcionário de risco para muito empregadores. A não ser que o trabalho ao qual esteja se candidatando exija que a pessoa assuma riscos, é melhor não citar esses interesses em seu currículo. Tome cuidado, também, para não dar a impressão de que você está tão envolvido com seus hobbies, que isso poderá afetar sua capacidade ou disposição para trabalhar. Hobbies que exijam muito tempo de dedicação devem ser deixados de fora de seu currículo.

Se o trabalho para o qual está se candidatando exigir trabalho em equipe, você também deve deixar de fora interesses que não envolvam muita interação com outras pessoas, como xadrez, ler ou escrever. Para cada hobby que pensar em listar, pergunte-se se ele será bem-visto pelo empregador levando-se em consideração o cargo ao qual está concorrendo, se não for, não inclua.

O que incluir

Coloque interesses e hobbies que estejam relacionados ao cargo desejado, isso inclui campos de estudo, habilidades e conhecimentos incomuns que possam ser úteis ao empregador, como, por exemplo, fluência em outros idiomas, ou outros interesses específicos que destaquem seu valor como um funcionário em potencial.

Se você já ganhou prêmios ou têm conquistas específicas relacionadas aos seus interesses, incluí-las pode ser uma boa ideia, já que elas mostram dedicação e competência. Se estiver em busca de um trabalho que exija trabalho em equipe, inclua interesses como esportes coletivos e participação em clubes ou grupos de caridade. Se estiver buscando de um cargo de gerência, destaque qualquer liderança exercida em seus hobbies e interesses, como treinar um time ou ser eleito para algum cargo. Acima de tudo, inclua interesses que estejam diretamente relacionados ao tipo de cargo que você procura.

Dicas

Os empregadores passam a maior parte do tempo lendo a primeira página do resumo. Não fale sobre seus interesses se precisar adicionar uma página para incluí-los.

Habilidades que demonstrem desenvoltura com outras culturas, sejam de outro país ou em seu próprio, são particularmente atraentes para muitos empregadores.

Se escolher não incluir uma seção sobre interesses, alguns deles ainda podem ser destacados em outras seções de seu currículo, especialmente na seção de escolaridade e habilidades.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível