×
Loading ...

Ajuda com um gato que está caminhando estranhamente

Atualizado em 17 abril, 2017

Se perceber que seu gato está caminhando de um jeito engraçado, mancando, resistindo em colocar peso em uma perna, segurando uma perna levantada enquanto caminha ou mesmo caminhando de um jeito estranho, leve-o ao veterinário para um exame. A claudicação ou outro problema de mobilidade geralmente é o sintoma de uma condição ou dano que deve ser tratado primeiro por um profissional e em alguns casos pode até ser tratada efetivamente em casa.

Como observar a claudicação em gatos (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Diagnóstico

Determinar a razão pela qual seu gato está caminhando de um jeito estranho deve ser diagnosticado formalmente por um veterinário. Se o problema tem persistido por um tempo, pode ser porque o animal está sofrendo de uma condição degenerativa como a artrite, ou pode ser o resultado de um machucado que não foi tratado.

De qualquer maneira, assim que perceber que seu gato está mancando, consulte um veterinário. De acordo com o artigo Lameness in Cats por Nicholas Trout, DVM, um gato mancando pode ter uma série de condições neurológicas ou ortopédicas que afetam sua mobilidade. As condições comuns que causam o mancar são a artrite, displasia da anca e obesidade felina, que pode fazer com que gatos pesados desenvolvam problemas ósseos quando pulam de superfícies altas ou brincam.

Loading...

Prevenção

Prevenir os ferimentos de quadris e pernas em gatos é um importante aspecto do cuidado com os animais. Mantenha seu animal em dia com as vacinas e medicamentos. Castre seu gato já que não controlar a saúde reprodutiva do animal faz com que eles saiam com mais frequência quando outros gatos da vizinhança estiverem em volta.

Manter o gato dentro de casa também previne ferimentos nos quadris e pernas. Com frequência, gatos que ficam ao ar livre são atropelados por carros, brigam com outros animais ou são machucados por humanos. O gato fica menos suscetível de se envolver nessas situações se for cuidado devidamente dentro de casa.

Tratamentos

Tratar de um ferimento de quadril ou perna em um gato requer os cuidados especiais de um veterinário e dos membros de uma clínica veterinária. Dependendo da severidade do problema, raios-X e outros processos de imagem serão feitos para determinar se o mancar do gato é o resultado de um dano no osso, músculo ou pele, de uma doença ou condição, ou se é resultado de um machucado. Se o mancar é fraco e acompanhado por um inchaço na área, pode ser o resultado de uma picada de inseto. Em qualquer caso, o veterinário vai examinar a área afetada, administrar o tratamento para reduzir o inchaço, e dar a prescrição de antibióticos para dar ao animal por um período de tempo. Em casos mais graves, a cirurgia deve corrigir o problema do gato, especialmente se o mancar é resultado de um osso quebrado ou uma fratura nos ligamentos ou tecidos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...