Ajuda para iniciantes no trombone

Escrito por david b. ryan | Traduzido por alexandre girardi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ajuda para iniciantes no trombone
O aprendizado da posição dos slides no trombone deve ser feito desde o início (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O trombone é único entre os instrumentos de sopro e muito mais velho do que o trompete moderno, trompa e tuba. O uso de uma lâmina móvel para mudar de campo, que remonta ao Renascimento, não é uma habilidade fácil de dominar. O método de produção de som com um bocal em forma de taça, no entanto, é idêntico aos outros instrumentos. Aqui estão algumas coisas a se considerar quando estiver praticando para se tornar um bom trombonista.

Outras pessoas estão lendo

Movimentando os lábios corretamente

O posicionamento dos lábios no bocal do trombone, a fim de conseguir alcançar o melhor som possível é conhecido por "embocadura." Os lábios ficam centrados sobre a borda do bocal, segurando-os relaxadamente em uma linha reta, e tocando para se aproximar do tom desejado. A embocadura deve ser firme, mas nunca tensa; e não se deve pressionar com força contra a borda do bocal. É impossível saber totalmente sobre a embocadura e produção de tons em livros, textos, ou na Internet. Apenas um bom professor de trombone pode ajudar um novo instrumentista a aprender a produzir o som adequado no instrumento. Alguns clips de vídeos, podem ser úteis como um complemento para as aulas presenciais. Também não há substituto para o aprendizado coletivo, podendo ser em uma comunidade ou na banda da escola, uma orquestra sinfônica, ou um quarteto de trombone. Ouvir e ver os outros instrumentistas é essencial para medir o próprio progresso.

Posição de deslizamento precisa

O trombone é mais capaz do que instrumentos de bronze com válvula para alcançar a perfeita sintonia em qualquer nota, devido às infinitas possibilidades de ajuste do slide. O trombone não pode, portanto, ser tocado mais fora de sintonia do que qualquer outro instrumento de bronze por um trombonista que não conhece exatamente onde colocar o slide para cada nota. Aprender a localização exata de cada uma das posições de slides é uma habilidade essencial a ser dominada desde o início. Para encontrar as posições exatas dos slides, um piano tocando as notas individualmente ou afinadores eletrônicos podem ser muito úteis. Aprender todas as notas que podem ser reproduzidas em cada posição e execução de arpejos arrastados para cima e para baixo em cada posição, como parte de um aquecimento diário pode ajudar a construir um grande "vocabulário" de soluções para problemas técnicos conforme o instrumentista desenvolve maior habilidade.

Respirar é tudo

Não importa o quão bem os lábios estão tocando, bem como o slide está sendo manipulado, ou como artisticamente cada nota é articulada com a língua, nossos esforços serão muito prejudicados, sem o domínio de uma boa respiração e controle do ar. Quanto mais ar inalado antes de tocar uma nota (mesmo um toque suave ou curto), melhor será o controle do som. Os músculos do lábio precisam ser desenvolvidos, com certeza, mas a expansão da capacidade e flexibilidade do diafragma e os pulmões é apenas um elemento crucial para se tocar bem. Os exercícios de respiração, conforme descritos no link anexado, podem ser feitos sem o instrumento, enquanto estiver andando ou parado em pé.

Sessões de prática

Nenhum trombonista iniciante deve praticar por três horas seguidas. Os lábios devem ser desenvolvidos gradualmente. Meia hora por dia pode ser suficiente até que o instrumentista deixe de ficar fatigado ao fim da sessão, e então aumente o tempo de treino em 10 minutos por dia, conforme se sentir seguro para isso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível