Ajuda para parar de fumar maconha

Escrito por steve brachmann | Traduzido por aline ferreira
Ajuda para parar de fumar maconha

Os efeitos psicotrópicos do THC tornam a maconha uma droga recreacional popular e reafirmam seu uso abusivo

De acordo com o National Institute on Drug Abuse, a droga mais abusada na América é a maconha, mais comumente conhecida como erva. A maconha vem da flor de brotamento da planta Cannabis sativa, e pode ser fumada como cigarro para liberar delta-9-tetraidrocanabinol, o THC. Os efeitos psicotrópicos do THC a tornam uma droga recreacional popular entre milhões de americanos. Embora a maconha não cause dependência química, os sentimentos e as percepções alteradas que ela cria podem ser psicologicamente viciantes. Se você acha que é hora de acabar com sua dependência de maconha, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a largar o vício.

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Efeitos negativos da maconha

Embora muitos achem que fumar maconha é uma experiência agradável, há muitos efeitos negativos. O THC e outros canabinoides liberados pela maconha afetam seus receptores cerebrais responsáveis ​​pela concentração e percepção. É por isso que alguém que acaba de fumar maconha pode ter uma reação de resposta retardada ou experiências de paranoia. Quando um indivíduo acabou de fumar, a memória de curto prazo é muito limitada, o que dificulta o aprendizado. A utilização da erva tem sido associada à perda de memória de curto prazo. Os homens que fumam maconha têm maior risco de desenvolver problemas de disfunção erétil e diminuição da contagem de esperma. As mulheres grávidas que fumam estão colocando seu feto em risco de exposição ao THC, o que pode retardar o desenvolvimento cerebral e resultar em um desempenho escolar baixo. A fumaça da maconha também contém uma série de substâncias químicas que pode ser prejudicial quando inalada e pode acumular uma quantidade de alcatrão quatro vezes maior do que a do tabaco dos cigarros.

Por que você faz isso?

O uso da maconha não é algo que leva à dependência química. No entanto, a alta mental, física e sensual que ela produz oferece uma maneira rápida de alterar significativamente a sua realidade atual. Uma das razões mais comuns para o uso da maconha é a necessidade de escapar de problemas da vida cotidiana. Antes de tentar parar o uso da maconha, compreenda corretamente por que você usou a droga no passado e por que quer parar de fumar. Manter um diário detalhando o uso de maconha pode ajudar a analisar seus hábitos de fumar e, possivelmente, dizer-lhe fatores de risco ou motivadores habituais sobre os quais não estava previamente ciente. Mantenha uma lista de razões pelas quais está tomando a decisão de parar de fumar maconha. Leve essa lista com você onde quer que ache que pode sentir o desejo de fumar. Se precisar de ajuda para motivar-se a não fumar maconha, olhe essa lista.

Repetição

Como um vício psicológico, entregando-se a maconha deve ser evitado por meio da disciplina e de exercícios de condicionamento. A repetição é um princípio condicionador que pode mudar a sua resposta normal a quase tudo, incluindo o uso da erva. Se e quando sentir o desejo de fumar, tranque-se em um quarto sem parafernália de maconha e fique em uma posição confortável. Comece a entrar em um estado meditativo relaxado e repita para si mesmo qualquer frase que explica o que quer pensar sobre maconha. Por exemplo, pode lhe dar mais controle dizer: "Eu sou mais forte do que a maconha e eu não preciso usá-la para escapar". Repita isso algumas vezes até que o seu desejo de fumar passe. Pode ser necessário completar esse exercício várias vezes ao dia, quando parar de fumar pela primeira vez. Quanto mais acreditar nas palavras que diz, mais fácil será livrar-se do desejo.

Terapia com faixas elásticas

Outro exercício condicionador que pode criar uma resposta negativa a um estímulo é conhecido como terapia com faixas elásticas. Embora possa causar uma dor leve, este é um condicionador mais forte do que a repetição meditativa. Enrole um elástico ou uma fita elástica similar em torno de seu pulso e a mantenha aí o dia todo. Quando sentir vontade ou desejo de fumar maconha, puxe o elástico que cobre a parte inferior de seu pulso a mais ou menos 2 cm de distância e solte, deixando o elástico bater em seu pulso. O objetivo é fazer com que a sua mente associe a fumaça da maconha com a dor, diminuindo o desejo de fumar.

Aconselhamento

Por causa da motivação psicológica por trás do uso da maconha, aconselhamento e terapia podem ajudar a ajudá-lo com as questões relacionadas ao abandono. A terapia individual com um conselheiro pode auxiliá-lo a resolver as razões do porquê você fuma durante o processo de parar de fumar. Alguns pacientes podem até querer buscar procedimentos avançados, como a terapia de hipnose. Contate o seu hospital local ou centro médico para saber mais sobre os programas de reabilitação da área ambulatorial ou grupos de apoio para usuários de maconha.

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