Como ajudar um adolescente a desenvolver sua autoestima

Escrito por contributing writer | Traduzido por laila teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ajudar um adolescente a desenvolver sua autoestima
Adolescentes com autoestima alta possuem a confiança e a determinação necessárias para tomar as decisões certas na vida (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

A adolescência pode ser uma época turbulenta. Adolescentes atravessam diversas mudanças durante essa época da vida. Fatores hormonais, humores e pressão social costumam influenciar as decisões de um adolescente. Como resultado, eles podem fazer más escolhas que, por sua vez, poderão resultar em comportamentos indesejados e negatividade constante. Ter autoestima alta significa ter orgulho de quem você é e do que faz. Adolescentes com autoestima alta possuem a confiança e a determinação necessárias para tomar as decisões certas na vida e tornarem-se adultos bem ajustados. De acordo com o Dr. Joe Rubino, autor internacionalmente aclamado por seus livros sobre o tema, ter uma boa autoestima é de extrema importância para a vida e pode ser um auxílio para grandes conquistas.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Sempre seja generoso com elogios. Atente para situações em que seu filho adolescente completa uma tarefa diferente, demonstra um novo talento, age altruisticamente ou demonstra seu bom caráter. Elogiar um adolescente por um trabalho bem feito reforça sua independência e o encoraja a pensar de forma positiva, pois ele sabe que está fazendo um bom trabalho.

  2. 2

    Peça para seu filho adolescente falar coisas boas sobre si mesmo. Aponte os fortes do seu filho, como os esportes no qual ele se destaca e as matérias que ele melhor domina. Dê apoio quando ele encarar situações negativas e ensine-o a se orgulhar de suas conquistas. A habilidade de identificar pontos positivos em si mesmo é parte importante da construção de uma autoestima saudável.

  3. 3

    Evite recriminações duras. Alguma crítica é aceitável mas não exagere, pois você poderá estar colocando seu filho para baixo enquanto o que ele precisa é de orientação. Faça críticas construtivas quando ele estiver tentando resolver um problema porque, dessa forma, ele está tomando a responsabilidade pelo ato e aprendendo com a experiência. Ao lidar com erros, ajude seu filho a descobrir qual o problema e então, pensem juntos em uma solução. Permitir que seu filho colabore na resolução de problemas ajudará na construção de sua autoestima e o estimulará a fazer mudanças positivas em sua vida.

  4. 4

    Deixe o adolescente tomar decisões sozinho. Parabenize-o pelas boas escolhas e permita que ele arque com as consequências de seus erros para que aprenda com eles. Não tente resolver os problemas de seu filho, pois assim ele sempre ficará dependente de você quando algo der errado. Experimente fazer alguns exercícios com ele sobre tomada de decisões. Por exemplo, faça uma lista e peça para que ele pese as consequências de cada decisão. Permitir que seu filho faça suas próprias escolhas ajuda no desenvolvimento da autoestima pois confere ao adolescente autonomia e reforça sua autoconfiança.

  5. 5

    Mostre a seu filho que é normal cometer erros e que, em certos casos, o melhor a fazer é rir deles. Às vezes, é melhor achar graça das coisas do que focar na negatividade que emana de um erro cometido. Isso evitará que seu filho fique remoendo seus erros e permitirá que ele siga em frente, conserte seus erros e alcance o sucesso.

  6. 6

    Encoraje seu filho a ter objetivos realistas e dê apoio necessário. Elogie-o quando ele conquistar essas metas. Ajude o adolescente a realizar sonhos possíveis, pois isso trará uma sensação de dever cumprido. Seu filho aprenderá que nada é impossível para quem tenta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível