×
Loading ...

Como ajudar seu adolescente a parar de mentir?

Embora seja decepcionante para os pais, a maioria dos adolescentes mentem uma hora ou outra. Eles mentem por vários motivos, e os pais devem decidir quais mentiras deixar passar ou não. Seu adolescente precisa de sua ajuda caso esteja mentindo regularmente, exagerando para chamar a atenção ou tentando esconder um comportamento perigoso ou ilegal. Você pode ajudá-lo fornecendo um espaço seguro para conversar, ouvir, apreciar honestidade, modelar a honestidade e discutir as consequências na vida real.

Instruções

Ajude seu adolescente a parar de mentir ouvindo (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Providencie um espaço seguro para seu adolescente conversar com você sobre tudo. A Janet Lehman diz que os adolescentes podem mentir para proteger sua identidade, pois não querem ferir os sentimentos de alguém ou entrar em confusão, para serem autônomos ou receber atenção. Saiba as razões para seu adolescente mentir ouvindo sem julgar quando ele conversa com você. Caso ele sinta que pode falar com você sobre tudo, ele pode mentir menos.

    Loading...
  2. Aprecie honestidade e não puna-o por dizer a verdade. Ao invés de focar na mentira, mostre uma apreciação genuína quando ele for honesto. Caso ache que ele está mentindo, você pode dizer que gosta de honestidade enquanto olha nos olhos dele. Algumas vezes, os adolescentes mentem mais quando são pegos mentindo quando sentem medo de se meter em problemas. Quando abordar o comportamento com foco na honestidade, ao invés de na mentira, seu filho entenderá que é mais importante ser honesto do que você pegá-lo mentindo. Isso pode parar com as mentiras.

  3. Modele honestidade na sua vida pessoal e familiar. Seja sincero com seu filho e demonstre honestidade sempre. Os adolescentes observam seus pais e tentam os diferentes comportamento que presenciam. Eles também são pressionados a viver com uma identidade que estão criando com seus amigos. Converse abertamente sobre a importância da honestidade em certas situações, como avisar quando o caixa do mercado dá troco a mais.

  4. Fale sobre as consequências na vida real. Compartilhe histórias pessoais sobre mentira, como afeta a vida das pessoas e quais resultados pode ter na vida dele. Vanessa Van Petten sugere uma discussão de consequências das mentiras na família. Respeite as consequências e comunique-as ao seu filho dizendo que mentira não é aceitável e que você esperava outra atitude. Se um adolescente mentir sobre onde foi com o carro, a consequência pode ser não pegar o carro durante uma tarde. Você também pode destacar o fato de que ele tem a opção de ser honesto ou mentir, sendo a honestidade a melhor opção.

Loading...

Dicas

  • Seja compreensivo e aceite que seu adolescente está construindo sua personalidade e confie que ele vai parar de mentir se tiver um guia.

Aviso

  • Se o seu adolescente estiver tentando esconder um comportamento perigoso ou ilegal, considere levá-lo ao conselheiro.

Referências

Loading ...
Loading ...